Vereadores sugerem projeto de restauração do patrimônio histórico da unidade
Os vereadores da Comissão Permanente de Obras realizaram uma visita ao Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Professora Flora de Castro Rodrigues, localizada no Centro de Limeira, para averiguar as condições de infraestrutura da instituição de ensino. A unidade abriga 450 crianças da educação infantil até a 5ª série do ensino fundamental.
Participaram da diligência o presidente da comissão, Helder do Táxi (PMDB), além dos integrantes Nilton Santos (PRB) e Waguinho da Santa Luzia (PPS). O vereador Estevão Nogueira (PRB), que não faz parte deste colegiado, também acompanhou a comitiva.
A partir das observações dos vereadores e do relato da própria diretora da escola, Josiela Battistella, a comissão irá elaborar um relatório técnico que será enviado ao Executivo - tanto à Secretaria de Obras e Serviços Públicos quanto à Secretaria de Educação. “Há alguns reparos a fazer, mas já existe um cronograma de serviços da escola e da Prefeitura para ser cumprido. De nossa parte, os vereadores da comissão, vamos acompanhar e cobrar do Executivo”, explicou Helder do Táxi, presidente do colegiado. Entre os problemas encontrados, estão rachaduras no teto e nas paredes, além de infiltrações em pontos localizados.
O prédio que abriga Ceief Profª. Flora de Castro existe desde 1940 e faz parte do complexo do Edifício Prada. Por se tratar de um prédio com características históricas, a comissão constatou que será preciso elaborar um projeto de restauração do patrimônio. Para isso, os vereadores vão buscar mais informações a respeito a fim de solucionar essa situação.
Além de recursos municipais e federais, a escola recebe ainda contribuições dos familiares através da Associação de Pais e Mestres (APM). Dessa forma, o Ceief tem autonomia para gerir seus próprios recursos e definir as prioridades – e da atenção especial às emergências.
Presidente da Comissão Orçamento, Finanças e Contabilidade, o vereador Nilton Santos sugeriu, para o projeto de lei orçamentário do próximo ano, uma emenda impositiva coletiva com o intuito de ajudar na reforma da escola.
Esta foi a primeira visita feita pela Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia neste início de legislatura. Novas vistorias às obras e serviços públicos realizados ou em andamento pela Prefeitura serão realizadas.