Iniciativa é do vereador Lemão da Jeová Rafá
Já protocolado na Câmara Municipal de Limeira e aguardando os pareceres das comissões permanentes da Casa, o projeto de lei que inclui no calendário oficial o Dia da Cultura Chinesa, em comemoração ao Ano Novo Chinês, é de autoria do vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá) e, caso tenha o aval do Plenário posteriormente, a data será celebrada no dia 28 de janeiro, anualmente.
Lemão explicou, na justificativa da sua propositura, que o Dia da Cultura Chinesa é um evento mundial que comemora o Ano Novo Chinês, uma cerimônia no calendário chinês e as preparações começam em meados do 12º mês lunar até o 1º. “Buscamos oficializar as referidas celebrações em Limeira, devido à importância dos imigrantes que aqui vivem”, pontuou o vereador.
Conforme pesquisa realizada por Lemão junto à Associação Cultural China- Brasil-Limeira (ACBCL), pelo menos 100 chineses, de 25 famílias, vivem na cidade atualmente.
Para endossar sua ideia, Lemão lembrou ainda da realização da 1ª Festa do Ano Novo Chinês, promovida pela ACBCL, em parceria com a Prefeitura e seu gabinete, nos dias 30 e 31 de janeiro, no Parque Cidade. “Além de apresentações que mostraram a riqueza da cultura chinesa, a festa também contou um pouco a história da China, por meio de várias exposições, sendo que todas essas ações contaram com ótima receptividade do público”, finalizou o vereador.