• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores da Comissão de Saúde visitam unidades de Pronto-Atendimento (PA) de Limeira

Vereadores da Comissão de Saúde visitam unidades de Pronto-Atendimento (PA) de Limeira

Espaços localizados no Parque Hipólito, Aeroporto e Nossa Senhora das Dores receberam parlamentares na manhã desta quarta-feira, 20

Data de publicação: 21/05/2015 09:10 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Vereadores da Comissão de Saúde visitam unidades de Pronto-Atendimento (PA) de Limeira
Vereadores da Comissão de Saúde visitam unidades de Pronto-Atendimento (PA) de Limeira

As unidades de Pronto-Atendimento (PA) de Limeira receberam os vereadores da Comissão Permanente de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo, da Câmara Municipal de Limeira, para que apurassem como estão os atendimentos e as adequações desses locais, após a Prefeitura ter assumido a gestão, ação que antes era atrelada ao Hospital Humanitária, depois de não ter havido prorrogação do convênio estabelecido entre o hospital e o Executivo. A comissão é presidida pela vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), tendo na vice-presidência o parlamentar Aloízio Marinho de Andrade (PT). São membros Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá – PSC), Lucineis Aparecida Bogo (Lu Bogo – PR) e Luís Fernando Silveira (Luisinho da Casa Kühl – PSDB).

O PA do Hipólito foi o primeiro visitado pelos vereadores. Lá, eles foram recebidos pelas enfermeiras Gislaine Piovani e Helenise Bortolin. Na análise delas, não houve mudanças no recebimento de casos de emergência e nem falhas no rodízio de médicos no local nestes 20 dias em que o PA passou a ser administrado pela Prefeitura. Do Hipólito, os membros da Comissão de Saúde seguiram para o Aeroporto, onde foram recebidos pelos servidores Adriana de Lara e Fábio Roberto de Oliveira. Os parlamentares foram atualizados sobre a atual situação do PA no bairro. Como neste local também funciona um outro órgão da saúde, foi notada a necessidade de uma distribuição mais adequada dos produtos de limpeza e de higiene, como sacos de lixo e papel higiênico, que são enviados pela Prefeitura. “Antes, os órgãos competentes da Prefeitura enviava esse material para um espaço só, mas agora são dois que ela administra e a demanda não pode sofrer nenhuma baixa”, ponderou Dra. Mayra Costa.

No PA do Parque Nossa Senhora das Dores, as enfermeiras Elizângela Bueno e Sandra Ramos Daru receberam os membros da Comissão de Saúde assim que eles chegaram no local, que foi o último visitado. “A fiscalização é muito importante e só nos ajuda”, disse Elizângela. Neste PA, os parlamentares também notaram a ausência de um profissional que garanta a segurança, tanto dos funcionários quanto da população que busca apoio médico.

Dra. Mayra Costa, após as visitas, pontou que o tema é bastante delicado, pois é sempre fundamental o olhar prioritário dos governos em relação à saúde pública e mudanças assustam. “Muitas informações chegaram à Câmara sobre os PAs da nossa cidade, algumas davam conta até de que eles seriam fechados. Esses ruídos todos causam certo desespero na população, o que é compreensível, porque é preciso que o atendimento geral da saúde seja cada vez mais eficiente e com qualidade”, disse a vereadora.

Ela afirmou ainda que foram notados alguns problemas estruturais nos PAs, que não necessariamente tenham relação com a mudança da administração desses locais, como a falta de computadores, mato alto, paredes com a pintura descascando, por conta de infiltração, e janelas enferrujadas. Também confirmou a necessidade de serem valorizadas ações eficazes para o acolhimento dos usuários. Nas visitas foi notada a importância de um fluxograma de exames ser inserido nos PAs, o que “desafogaria” os atendimentos e colaboraria para que fossem apresentados retornos mais ágeis à população.

A presidente da Comissão de Saúde garantiu que todas as situações observadas pelos vereadores nessas visitas estarão contidas em um relatório que será entregue para o secretário da Saúde, Luiz Antônio da Silva. “Além do relatório, também vamos fazer gestão junto à Secretaria da Saúde para que os problemas constatados sejam resolvidos”, finalizou Dra. Mayra Costa.