Vereadora Prof.ª. Érika recebe parecer sobre esse assunto
A vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT) questionou a Prefeitura de Limeira, por meio do requerimento 390/2015, sobre projetos ou planejamentos para a construção de um Parque Linear no município. Em caso positivo, a vereadora desejava saber também se o trecho da Marginal Tatu, entre o Viaduto Antônio Feres e a Ponte Preta, faria parte desse projeto. Já em caso negativo, a vereadora questiona se a Prefeitura tem a intenção de iniciar algum projeto que envolva a criação de um Parque Linear.
Como resposta ao questionamento, a Secretaria de Obras e Urbanismo encaminhou ofício, assinado pelo secretário Alex Marques Rosa, informando que a Prefeitura está desenvolvendo estudos técnicos para a futura criação de uma rede de Parques Lineares na cidade, a ser implantada conforme a disponibilidade de recursos, sendo parte de um conjunto de atividades que visam o planejamento urbano de médio e longo prazo. O ofício informou também que o referido trecho citado pela vereador, faz parte dos estudos, sendo uma das áreas do projeto.
De acordo com a Prof.ª. Érika, os Parques Lineares são obras de programas ambientais em áreas urbanas, sendo muito utilizados como instrumento de planejamento e gestão de áreas degradadas, buscando conciliar tanto os aspectos urbanos e ambientais quanto as exigências da legislação e a realidade existente. “Eles se constituem de áreas destinadas tanto à conservação quanto à preservação dos recursos naturais, assim como os corredores ecológicos, porém, neste tipo de parque existe a agregação de funções de uso humano, expressas por atividades de lazer, cultura e rotas de locomoção não motorizada, como ciclovias e caminhos de pedestres”, disse a parlamentar.
Por fim a vereadora informou considerar a resposta positiva, principalmente no que diz respeito à área, pois em relação ao manejo de águas pluviais, o Parque Linear tem como um de seus princípios fundamentais aumentar a área de várzea dos rios permitindo assim o aumento das zonas de inundação e a vazão mais lenta da água durante as cheias dos rios. “A Marginal Tatu é uma área perfeita para o desenvolvimento de um Parque Linear na cidade, pois existem projetos específicos para parques que sirvam de manejo para agua pluviais”.
Para mais informações sobre Parques Lineares, como área de manejo, acesse o link: http://www.solucoesparacidades.com.br/wp-content/uploads/2013/10/AF_Parques%20Lineares_Web.pdf.
***Informações do Gabinete da Vereadora Prof.ª. Érika Monteiro (PT).