• Inicio
  • Notícias
  • Procuradoria Especial da Mulher realiza apresentação e debate dos resultados da pesquisa - A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa de 2014

Procuradoria Especial da Mulher realiza apresentação e debate dos resultados da pesquisa - A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa de 2014

Estudantes participaram do evento na Câmara Municipal de Limeira, dia 27

Data de publicação: 30/03/2015 16:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Procuradoria Especial da Mulher realiza apresentação e debate dos resultados da pesquisa - A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa de 2014
Procuradoria Especial da Mulher realiza apresentação e debate dos resultados da pesquisa - A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa de 2014

No dia 27, a Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a Escola Legislativa “Paulo Freire”, realizou no Plenário “Vereador Vitório Bortolan” a apresentação e debate dos resultados da pesquisa “A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa do Mundo de 2014”, e apresentação do livro “Estudos feministas e religião – tendências e debates”.
A vereadora Erika Tank (Pros), Procuradora Especial da Mulher, ressaltou a importância do encontro que trouxe informações atualizadas, com uma postura mais crítica, do debate sobre a igualdade entre homens e mulheres. “Em Limeira estamos formando a Rede Mulher, que trata de orientar e acolher a mulher vítima de violência. O trabalho é gradativo e envolve muitos segmentos, porém é preciso a participação de todos. É muito bom abrirmos contato com pessoas envolvidas com este assunto”, ressaltou Erika Tank.
As pesquisadoras Sandra Duarte de Souza, Vera Vieira, Ione da Silva e Dagmar da Silva Pinto de Castro foram as responsáveis pela apresentação dos trabalhos que coletou no dia 23 de junho de 2014, 500 notícias que trataram  do tema “A mulher no noticiário brasileiro durante a Copa do Mundo de 2014” e teve por objetivo o aprofundamento do estudo da representação das mulheres e dos homens no noticiário de jornais, rádio, TV, sites, no que se refere aos estereótipos sexistas, racistas e de orientação sexual/identidade de gênero.
“A medida que enfrentamos os fantasmas eles vão diminuindo e uma das formas que temos de lutar é por meio das políticas públicas integradas”, disseram as pesquisadoras.

Livro
A apresentação do livro “Estudos Feministas e Religião – Tendências e Debates”, trouxe para a discussão a necessidade de envolver as lideranças religiosas, pastorais, para abordar temas como saúde, família, sobriedade, violência. De acordo com a pesquisadora e escritora Ione da Silva, deste grupo de lideranças que assistem as mulheres poderá surgir multiplicadores com maior qualificação para atender os casos específicos.
“Muitas mulheres vítimas de violência buscam primeiro o apoio de um líder religioso, ou padre, ou pastor, para relatar a violência sofrida. Seria mais eficaz se a pessoa que recebe o primeiro contato orientar a pessoa agredida das entidades que podem ser envolvidas em seu atendimento. Ou seja, seria o primeiro passo para o basta na violência doméstica”.
A Escola Legislativa “Paulo Freire” e a Procuradoria Especial da Mulher agendarão um novo evento para trabalhar com mais detalhes o livro “Estudos Feministas e Religião – Tendências e Debates”.
“Conseguimos com este evento mostrar para o público presente a necessidade de não se calar frente a um ato de violência. É preciso reagir e buscar atendimento profissional, por isso o município está se empenhando na formação da Rede Mulher, que tem a finalidade de melhor atender a este público”, finalizou a vereadora Erika Tank.
O público presente era formado por estudantes da ETEC “Trajano Camargo”, ISCA Faculdades, lideranças religiosas e representantes de conselhos municipais.

Procuradoria Especial da Mulher
A Procuradoria Especial da Mulher foi criada pela Resolução nº 541/2013, em agosto de 2013. Este é um órgão independente, não vinculado à Procuradoria da Câmara Municipal de Limeira, formado por procuradoras vereadoras e que tem todo suporte técnico e estrutural da Câmara.
A Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos Federal, Estadual e Municipal, que visem a igualdade de gênero, bem como cooperar com organismos municipais, nacionais e internacionais, além de promover pesquisas e estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher em geral.
A vereadora Erika Tank é a Procuradora Especial da Mulher para o biênio 2015/2016. O contato com a Procuradoria pode ser feito na Câmara Municipal de Limeira, Rua Pedro Zaccaria 70, Jardim Nova Itália.  (19) 3404-7513.