A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, promoveu nesta quinta-feira (23) sua primeira aula de Ginástica Laboral. A atividade ocorreu no plenário e foi ministrada pela professora Marluci Bezzan, coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Limeira.
A atividade foi composta por uma série de exercícios físicos gerais, que agrega desde alongamentos do tronco a até membros superiores e inferiores, com o objetivo de beneficiar os servidores do Poder Legislativo. “Muitas empresas fazem atividades de ginástica laboral, pois suas técnicas podem ajudar no alívio ao estresse, na melhora da postura do corpo, na prevenção de lesões relacionadas ao trabalho repetitivo, entre outros benefícios”, afirma Fernando Campos, coordenador do Núcleo de Educação Permanente da Escola Legislativa.
Para Guilherme Reis, funcionário da Câmara, esta foi uma iniciativa importante. “Foi uma ação muito interessante, pois muitos de nós funcionários sofremos certas lesões e às vezes não sabemos como lidar no momento”. Guilherme diz que não tinha conhecimento de muitas ferramentas. “Gostei muito de participar. Aprendi e agora poderei praticar”, finaliza Reis.
Ivane Rodrigues de Souza Rowe, também funcionária da Câmara, participou da ginástica laboral. Ela conta que gostou muito de ter participado e assume nunca ter parado um minuto para relaxar. “Nunca parei um minuto para descansar e me exercitar. Agora sei o quanto é importante a ginástica laboral. É simples e relaxa”, diz Ivane.
Sobre a Ginástica Laboral:
A Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para ser praticada no local de trabalho. A prática desses exercícios é benéfica para os trabalhadores se prevenirem de doenças ocupacionais como grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), além de fortalecer as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe.
|