A violência familiar é um problema em nossa sociedade, sendo necessárias ações firmes para enfrentá-la todos os dias. Estreitando o tema, chegamos à violência cometida contra as mulheres, nos mais diferentes aspectos, como a psicológica, a física, a moral, a patrimonial, a sexual e até o tráfico de mulheres levadas à prostituição, muitas vezes, sem nenhum apoio ou amparo do Poder Público. Preocupada com essas situações de vulnerabilidade e na busca de que sejam efetivadas políticas públicas às mulheres, a vereadora Erika Tank (PDT) protocolou, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (09), na Câmara Municipal de Limeira, requerimento em que cobra do Executivo projetos específicos para garantir e fomentar a independência econômica e financeira para mulheres vítimas de violência doméstica.
No seu requerimento, Erika Tank solicitou, ainda, números completos e dados detalhados acerca do problema abordado no documento em 2012 e no primeiro semestre deste ano. A vereadora questionou também como e por qual órgão da municipalidade é efetuado o levantamento de casos referentes às mulheres vítimas de violência doméstica.
Segundo a autora do requerimento, uma das causas que levam muitas mulheres a continuar se submetendo à violência está atrelada ao fato delas terem vínculos de dependência financeira do homem.