Devido ao aumento de motociclistas na cidade, faz-se necessário encontrar soluções para evitar acidentes que, muitas vezes, levam a fatalidades. Dessa forma, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) protocolou, na última Sessão Ordinária (12), na Câmara Municipal de Limeira, requerimento sugerindo ao Executivo a viabilidade de implantação na sinalização horizontal do município da faixa de retenção para motos e bicicletas, delimitando uma área exclusiva de espera para motociclistas e ciclistas. A sinalização fica entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, onde a sinalização está sendo implantada, os objetivos da faixa de retenção para motos e bicicletas são proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo; aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia; diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento; e dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres.
Farid explicou, na sua justificativa, que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada, com êxito, em cidades espanholas, como Barcelona e Madri. Pesquisa feita pelo gabinete do parlamentar revelou que, em Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos no cruzamento da metrópole.