Acontece no Espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari, na Câmara Municipal de Limeira, de 25 de fevereiro a 1º de março, a exposição de fotos em homenagem ao fotógrafo João Zinclar, falecido no último mês, devido a um acidente de trânsito. A realização é do Sindicato dos Metalúrgicos de Limeira, Rio Claro e região.
Conhecido por seus trabalhos nas lutas dos trabalhadores, por melhorias salariais e lutas pelos direitos, Zinclar era natural do Rio Grande do Sul (RS). Foi operário metalúrgico, militante socialista e, chegando ao interior do Estado de São Paulo, diretor do sindicato dos metalúrgicos de Campinas, dedicando-se mais tarde à arte da fotografia.
Usando as lentes de sua câmera como maior aliada, João Zinclar acompanhou protestos e reivindicações, trazendo para o mundo um olhar poético em meio às lutas e manifestações políticas e ambientais. A cidade de Limeira também foi palco para o fotógrafo, que acompanhou e registrou, atentamente, as manifestações e os protestos ocorridos durante o processo de cassação do ex-prefeito Sílvio Félix.
Zinclar se foi, mas cumpriu sua missão, deixando como herança para todos, sua arte e sua forma