Prefeito Silvio Félix tem mandato cassado

Prefeito Silvio Félix tem mandato cassado

Data de publicação: 24/02/2012 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A sessão de julgamento do prefeito afastado Silvio Félix (PDT) prosseguiu nesta sexta-feira (dia 24) na Câmara Municipal de Limeira.
 
Os trabalhos começaram com a manifestação de 15 minutos para cada vereador.
 
“Hoje é um dia histórico, estou aqui representando o povo de Limeira e é pensando e agindo de acordo com a vontade da população que declaro o meu posicionamento contrário ao relatório da vereadora Nilce Segalla (PTB) e a favor da cassação do prefeito. Entendo que Silvio Félix não detém mais a confiança da população e por isso não tem mais condições de governar a cidade”, disse o vereador Eliseu Daniel dos Santos (DEM).
 
“Respeito o trabalho do Ministério Público assim como peço respeito ao trabalho que realizo como vereadora. Reconheço também a responsabilidade política que tenho, sem desconsiderar a parte da população que me procurou. Se estamos falando de votos políticos é preciso considerar todas as obras que foram realizadas na cidade nos últimos anos”, disse a vereadora Iraciara Bassetto (PV).
 
“Cada um de nós escreve parte da história desta cidade e o nosso desejo é que a verdade prevaleça. Acompanhei desde o início este processo político, analisei os dois relatórios apresentados e tenho convicção de que a maioria dos habitantes de Limeira não reconhece mais a legitimidade deste governo. Desta forma, sou favorável a cassação do prefeito Silvio Félix, declarou o vereador João Alberto dos Santos (PSB)
 
“Nós estamos fazendo a história da mudança política de nossa cidade. Enquanto sociedade precisamos ser responsáveis e ter o mesmo respeito com todos, por isso peço serenidade para mostrar a todos que as pessoas que lotam este plenário hoje são pessoas de bem”, disse o vereador Mário Botion (PMDB).
 
“Nós integrantes da Comissão Processante tivemos o dever de apurar todas as denúncias. Todo este escândalo está nacionalmente prejudicando o desenvolvimento da nossa cidade. Chega um momento que temos que tomar a melhor decisão para o município e é por isso que vou acompanhar o relatório do vereador Ronei Martins (PT) pela cassação do prefeito Silvio Félix”, completou o vereador Miguel Lombardi (PR).
 
“Hoje nós estamos agindo como juízes, mas para condenar é preciso ter provas, e em meu entendimento neste momento não há provas que possam incriminá-lo. Vivo há muitos anos nesta cidade e tenho orgulho de ser moradora de Limeira, por isso peço que vejam o que o Silvio fez pela nossa cidade, peço que olhem para o Anel Viário, para a Escola do Trabalhador e tantas outras obras realizadas”, afirmou a vereadora Nilce Segalla (PTB).
 
“Muito do que foi apurado pelo Ministério Público e pela Comissão Processante já era de conhecimento da população, mas faltava algum órgão com vontade para dar início a este processo. Hoje temos a opção de romper nossos laços com este modo de fazer política ou fingir que nada está acontecendo e esta é a responsabilidade dos quatorze vereadores”, destacou o vereador Paulo Hadich (PSB).
 
“Desde que passei a exercer a presidência abri as portas e os microfones desta Casa para que todos pudessem se manifestar. Cada um de nós vereadores temos o dever de representar não apenas aqueles que nos elegeram, mas sim todos os habitantes desta cidade. Limeira mudou com sua capacidade organizacional, com a imprensa livre e com a vontade de seu povo. Hoje nós vereadores somos o grande instrumento da mudança e o legado que quero deixar para os meus filhos é o da ética e da moral”, disse o presidente em exercício, vereador Dr. Raul Nilsen Filho (PMDB).
 
“Não podemos deixar de ressaltar que 32 entidades de Limeira declararam aqui nesta tribuna que Silvio Félix não tem mais condições de estar à frente da cidade. Podemos sair daqui e entrar para a história de duas formas: ou envergonhados e coniventes com a corrupção, ou como àqueles que não toleram desvio de conduta. O povo de Limeira merece um governante a sua altura, voto pelo bem do nosso município, voto pela cassação”, afirmou o vereador Ronei Martins.
 
O advogado de defesa do prefeito, José Roberto Batochio, afirmou que o processo é nulo porque a denúncia foi feita por partidos políticos e não por pessoas físicas. “A denúncia também não descreve nenhum fato em relação ao prefeito, suspeita não é motivo para condenação”.
 
Votação
 
O prefeito foi cassado por 10 votos a quatro. Os vereadores: Antõnio Braz do Nascimento - Piuí (PDT), Carlinhos Silva (PDT), Carlos Rossler (PRP), Eliseu Daniel, João Alberto dos Santos, Mário Botion, Miguel Lombardi, Paulo Hadich, Raul Nilsen Filho e Ronei Martins votaram a favor da cassação. Já os vereadores: Almir Pedro dos santos (PSDB), Iraciara Bassetto, Nilce Segalla e Silvio Brito (PDT) votaram contra a cassação.