Câmara discute transporte público e terminal urbano.

Câmara discute transporte público e terminal urbano.

Data de publicação: 02/02/2012 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Câmara Municipal de Limeira, por iniciativa do vereador Paulo Hadich (PSB) juntamente com os vereadores da Terceira Idade, organizaram um importante debate sobre o transporte público de Limeira e as principais questões referentes ao terminal urbano, recém inaugurado. Diversas entidades e representantes da sociedade civil organizada participaram do evento.
 
De acordo com o vereador Dr. Paulo Hadich (PSB), é preciso um olhar mais atento para o público da Terceira Idade, pois a população está envelhecendo, e também discutir as questões de acessibilidade é fundamental “Essa reunião permite uma ampla discussão com as pessoas que utilizam o transporte público e enfrentam uma série de dificuldades, principalmente com relação à mobilidade urbana, portanto reunindo os representantes das viações, do poder público e da sociedade civil, apontamos os problemas e por meio de um diálogo aberto podemos buscar as soluções” destacou o vereador.
 
Na oportunidade, as entidades apresentaram uma série de reclamações e sugestões para a melhoria do transporte no município. Entre as principais reclamações estão: assento preferencial que não é respeitado, desrespeito de funcionários das viações com idosos, õnibus que circulam com portas destravadas, motoristas que dirigem acima da velocidade permitida, falta de abrigos e sinalização nos pontos, entre outras reclamações.
 
Os deficientes visuais também apontaram uma série de problemas enfrentados no terminal urbano, como a falta de placas em Braille, e fiscais para informar aos cegos sobre em qual plataforma o õnibus desejado irá parar, falta de piso tátil que oriente sobre a localização das placas com informações, necessidade de semáforos sonoros ao redor do terminal, entre outros.
 
“Quero ressaltar que há muito tempo tenho cobrado as empresas sobre essas mudanças, a sinalização em Braille, por exemplo, está no contrato das viações e essas medidas devem ser cumpridas” ressaltou o vereador  Ronei Martins (PT).
 
Também participaram da reunião, Rodrigo Oliveira-Secretário Municipal de Transportes, José Lopes de Oliveira-SINDTRU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira), Marcelo Ribeiro-Vice-Presidente do Conselho dos Deficientes, Antonio Teodoro de Sousa - Viação Rápido Sudeste, Dirceu Aparecido Sousa Filho-Viação Limeirense, José Antonio de Moraes Pereira-presidente da Câmara de Vereadores da Terceira idade.Uma nova reunião deverá acontecer no dia 13 de março às 15h.