Programa

Programa

Data de publicação: 13/07/2011 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (dia 11), Francisco de Assis Magri, coordenador do programa “Rio Limpo começa em casa”, fez uso da Tribuna Livre e apresentou o balanço do projeto.
A iniciativa começou a ser desenvolvida pela escola Senai Luiz Varga em 2002. Hoje o projeto tem o apoio de 22 escolas municipais, 4 escolas estaduais, 3 unidades do Sesi, Foz do Brasil - Limeira, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Piscina Alberto Savoi e Comunidade Sagrado Coração de Jesus. Todos esses locais são pontos de coleta do óleo comestível usado.
“O projeto tem a participação de aproximadamente 20 mil alunos. No primeiro semestre de 2011 já arrecadamos 13.649 litros de óleo. A meta deste ano é arrecadar 35 mil litros de óleo”, explicou Magri.
O objetivo agora é expandir o programa de coleta. “Fizemos um trabalho para capacitar os coordenadores e professores das escolas. Atividades relacionadas a coleta do óleo comestível são realizadas em sala de aula”, destacou Cassiana Carradas de Salve, bióloga da Secretaria do Meio Ambiente.
“Hoje a Foz já orienta que todas as unidades do Brasil implantem este programa”, disse Sandro Stroiek, diretor da Foz do Brasil.
O presidente em exercício da Câmara Municipal de Limeira, vereador Raul Nilsen Filho (PMDB) agradeceu a presença de todos e parabenizou a realização do projeto. “Este trabalho deve ser ampliado, a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente é muito importante”.
“Este programa prova que é possível destinar de forma correta o óleo comestível usado”, ressaltou o vereador Antõnio Braz do Nascimento - Piuí.
“Com este trabalho deixamos de poluir um grande volume de água, é uma iniciativa de promoção do meio ambiente”, comentou o vereador Ronei Martins (PT).
O Secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, também esteve presente na sessão.