Lei de autoria da vereadora Nilce Segalla (PTB) instituiu a Semana de Combate ao HPV no município de Limeira. A lei n° 4397/09 determina que, anualmente na segunda semana de julho, sejam criadas ações de combate e esclarecimento ao HPV, doença causadora de infecções nos órgãos genitais femininos e masculinos.
O HPV, sigla em inglês para Papiloma Vírus Humano, é uma doença sexualmente transmissível capaz de provocar lesões de pele ou mucosa. Em casos mais graves, essas lesões podem evoluir transformando-se em câncer.
O diagnóstico do HPV se dá através de exames urológicos, ginecológicos e dermatológicos. Informações sobre prevenção e tratamentos podem ser obtidas através do SUS – Sistema Único de Saúde ou na Secretaria de Saúde do Município.
Hoje, homens de 9 a 26 anos podem receber a vacina contra o HPV. Anteriormente a vacina era aplicada apenas em mulheres como forma de prevenção do câncer de colo de útero, sendo o HPV responsável por cerca de 90% dos casos.
De acordo com a Vereadora Nilce Segalla, o HPV pode levar a resultados trágicos se não precocemente diagnosticado em sua agressividade. “A preocupação com essa doença deve ser rotineiramente considerada por mulheres e homens”, comentou Nilce.
*Fonte: Gabinete Vereadora Nilce Segalla (PTB)