A Câmara aprovou o Projeto de Lei nº41/11, de autoria do vereador Carlinhos Silva (PDT), que altera Lei Complementar n° 544, de 20 de agosto de 2010, que dispõe sobre a implantação de dispositivos para captação de águas da chuva pelas empresas projetistas e de construção civil nos imóveis a serem construídos no âmbito do município de Limeira.
De acordo com o Projeto nos últimos anos, o Brasil conseguiu construir mais 100 mil cisternas, capazes de armazenar cerca de 1,5 bilhão de litros de água, no semi-árido brasileiro, na região Nordeste e mais, de toda a água encontrada no planeta, 97% é salgada (está nos oceanos) e 3% é doce e destes 3%, 75% está nos lençóis de gelo e geleiras.
“A idéia é simples: coletar a água da chuva depois que cai nos telhados e armazená-la em grandes caixas de água feitas de cimento para usar no período da seca ou em regiões como a nossa, utilizá-la nos afazeres diários e economizar esse precioso bem”, destacou o vereador em sua justificativa.
O projeto ressalta ainda que o Planeta Terra é como um organismo vivo, que responde a todas as intervenções feitas sobre ele, em um processo de auto regulação, buscando um equilíbrio dinâmico para conservar a vida.