• Inicio
  • Notícias
  • Professor Hiroshi apresenta sistema de alerta para áreas com risco de alagamento

Professor Hiroshi apresenta sistema de alerta para áreas com risco de alagamento

Professor Hiroshi apresenta sistema de alerta para áreas com risco de alagamento

Data de publicação: 16/02/2011 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Preocupado com os constantes alagamentos causados pelas chuvas em Limeira, o vereador Mário Botion (PR) convidou o professor de Hidrologia e Drenagem da  Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Hiroshi Paulo Yoshizane, para fazer o uso da tribuna livre durante sessão camarária desta segunda-feira (dia 14), com objetivo de apresentar um sistema de alerta para áreas com risco de inundações. O protótipo mostrado aos vereadores consiste em um mecanismo com sensor eletrõnico de nível que emitirá um sinal de aviso de alagamento.
De acordo com o Hiroshi, o alerta poderá ser emitido por meio de painéis eletrõnicos, sinais luminosos e sonoros e até por meio de mensagem para celular, além do envio de dados à Defesa Civil em tempo real. “Se uma pessoa não tiver uma noção da profundidade da lâmina de água num determinado local, ela vai se arriscar e isso é o que tem acontecido aqui, virando manchete e notícia de jornal”, explicou o professor.
Hiroshi destacou ainda diversos pontos de alagamentos na cidade onde o sistema poderia ser implantado: travessia da Ponte Preta, rotatória da Avenida Laranjeiras, rotatória da Wallmart, baixada do Jardim Nova Europa, Avenida Piracicaba, baixada do Mercado Modelo e Avenida Campinas.

Botion afirmou que o projeto é de muita importância para a cidade de Limeira e sugeriu uma parceria entre o Prefeitura e a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) para a viabilização da iniciativa.

“Gostaria que nós não tivéssemos esse tipo de problema e que o protótipo não fosse utilizado em situação nenhuma, mas essa não é a realidade. Nós temos problemas sim e de várias naturezas, problemas que podem ser corrigidos com planejamento efetivo, com gestão positiva e proativa, que possam corrigir os problemas antes que eles apareçam”, disse Botion.

Para o vereador, a falta de planejamento cria a necessidade de dispositivos de prevenção, como a proposta exposta por Hiroshi. O professor destacou também que a ideia já  foi apresentada à Prefeitura de Iracemápolis e também ao secretário de Meio Ambiente e Recurso Hídricos de Limeira, Domingos Furgione Filho.


* Fonte: Gabinete do Vereador Mário Botion (PR)