• Inicio
  • Notícias
  • Em Limeira notificação compulsória de violência contra mulher é Lei desde 2006

Em Limeira notificação compulsória de violência contra mulher é Lei desde 2006

Em Limeira notificação compulsória de violência contra mulher é Lei desde 2006

Data de publicação: 27/01/2011 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


O Ministério da Saúde divulgou ontem (dia 26) a Portaria MS nº 104, de 25 de Janeiro de 2011, que inclui a violência doméstica, sexual e/ou outras violências nas notificações de doenças apuradas na Lista de Notificações Compulsórias (LNC) que é composta 45 itens.
 
Em Limeira, a vereadora Nilce Segalla (PTB) é autora da Lei Municipal 4.076/06 que “dispõe sobre a notificação compulsória de violência contra a mulher no município”.
 
A Lei Municipal, de acordo com a vereadora, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. “Esta portaria do Ministério da Saúde é de extrema importância já que trata da violência doméstica, é mais abrangente e vem somar à nossa Lei Municipal”, destacou Nilce Segalla.
 
A portaria define as terminologias adotadas em legislação nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005), a relação de doenças e agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional e estabelece fluxo, critérios, responsabilidades e atribuições aos profissionais e serviços de saúde. http://anfip.datalegis.inf.br/view/txato.php?KEY=&WORD=&TIPO=POR&NUMERO=00000104&SEQ=000&ANO=2011&ORGAO=MS&TIPITEM=&DESITEM