Os vereadores de Limeira aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (dia 13) o Projeto de Lei com emenda que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal Sem Carro.
De acordo com a proposta, de autoria do vereador Mário Botion (PR), a iniciativa passa a integrar o Calendário Oficial de Limeira e será comemorada anualmente no dia 22 de setembro.
“Todo dia 22 de setembro milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente na Europa, comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A adesão será voluntária, mas é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso irracional dos automóveis em nossa sociedade. A idéia é sensibilizar, criar uma cultura diferente com dois aspectos fundamentais: a diminuição da poluição e a melhoria da mobilidade urbana”, explicou Botion.
Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, Limeira atingiu a marca de 189.253 veículos ao final do primeiro semestre deste ano. Este setor é uma das maiores fontes poluidoras em emissão de gases de efeito estufa que produz o aquecimento global.
“O número de veículos em nossa cidade é muito alto, por isso, temos que pensar em uma solução viável para melhorar o trânsito. Esse projeto já é um passo para a discussão deste tema e planejamentos futuros”, destacou Miguel Lombardi (PR).
“O Projeto fala de um dia sem carro, mas chegaremos num momento, pelo menos em algumas partes da cidade, que a circulação de carros será proibida”, disse Paulo Hadich (PSB).
“É uma Lei extremamente apropriada para pensarmos sobre o uso dos veículos”, parabenizou Farid Zaine (PDT).
“Temos que aos poucos estabelecer uma nova consciência, uma nova cultura para que a nossa sociedade seja mais sustentável”, justificou Ronei Martins (PT).
O Projeto será encaminhado para a Comissão de Justiça para elaboração da Redação Final.