Os vereadores de Limeira homenagearam nesta quinta-feira (dia 02) a “Corporação Musical Henrique Marques” (veja currículo) pelos 150 anos de atuação no município.
A sessão solene de entrega do Diploma de Gratidão da cidade de Limeira e da Medalha do Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby foi realizada no Plenário “Vereador Vitório Bortolan” e presidida pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), presidente em exercício.
“A Corporação Musical Henrique Marques tem uma história riquíssima. O maestro Mauro Gonçalves Cerdeira esteve à frente da Corporação durante muitos anos, todos sabem da entrega dele à música. Hoje, a Corporação é regida pelo talentoso músico Fernando Barreto. A cultura de Limeira tem um apreço especial pela banda que já participou de inúmeros campeonatos e conquistou muitos troféus e medalhas”, destacou Farid, autor da propositura.
O Diploma e a Medalha foram entregues ao presidente da Corporação, Reinaldo Spolador, e ao maestro Fernando Barreto.
“A Corporação Musical Henrique Marques é o grupo mais antigo do Estado de São Paulo e a 4ª banda do Brasil. Mantemos nossa atividade musical no Coreto da Praça Toledo Barros e expandimos as apresentações pela cidade. Queremos crescer cada vez mais. Obrigado Câmara Municipal de Limeira por esta homenagem”, agradeceu Fernando Barreto.
O Secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), na cerimõnia. “A Corporação Musical Henrique Marques é sinõnimo da história de Limeira. A banda é uma importante ferramenta de inclusão social. Neste ano, outros espaços na cidade receberam a banda como o Mercado Modelo e o Pavilhão dos Feirantes, no Parque Nossa Senhora das Dores. Desta forma, descentralizamos as apresentações da Corporação que merece esta homenagem por tudo o que construiu ao longo da história”.
A vereadora Iraciara Bassetto, os vereadores Miguel Lombardi (PR), Paulo Hadich (PSB), Silvio Brito (PDT) e o Secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, participaram da solenidade.
Os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB), Antõnio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva, Eliseu Daniel dos Santos (ambos do PDT), Elza Tank (PTB), Mário Botion (PR), Nilce Segalla (PTB), Raul Nilsen Filho (PMDB) e Ronei Martins (PT) justificaram a ausência.
Após a sessão solene a Corporação Musical se apresentou no Átrio Cultural da Câmara.
Currículo
Em 6 de Novembro de 1860 foi registrada a primeira aparição da banda “Lyra d’Oeste”, primeiro nome dado ao grupo que era regido por José Luiz Marques.
Com a morte de José Luiz, seu filho Henrique Marques assumiu a regência da banda que passou a ser conhecida por “Corporação Musical Henrique Marques“.
A Corporação participou de inúmeros campeonatos e conquistou muitos troféus e medalhas.
Dentre os prêmios conquistados, destacam-se:
· a participação e premiação no concurso de bandas promovido pela extinta rádio e televisão Tupi em 1964;
· o 1° lugar no Primeiro centenário de Santos Dumont
A Corporação mantém até hoje uma escola de música que por mais de 50 anos foi comandada pelo professor e maestro Mauro Gonçalves Cerdeira, que formou músicos que hoje fazem parte da Orquestra Sinfõnica de Limeira, Orquestra Sinfõnica de Campinas e Orquestra Sinfõnica do Estado de São Paulo.
Foi a primeira Corporação Musical formada por civis a gravar os hinos das cidades de Limeira e Araras.
Atualmente, a orquestra é regida pelo maestro Fernando Barreto.