O vereador Carlinhos Silva (PDT), apresentou durante Sessão Camarária de segunda-feira, 29/11, Projeto de Lei que pode obrigar os estabelecimentos que realizam exames com raio-x em Limeira, disponibilizar recipientes coletores de radiografias inservíveis para seus usuários.
O objetivo da Proposta, que define também o encaminhamento desse material para instituições competentes para reciclagem, é contribuir para diminuição do impacto ambiental evitando a retirada desenfreada de matéria-prima da natureza.
Um exemplo disso é a prata, um dos metais mais conhecidos de nossa civilização, é necessário para fotosensibilização do material, e associado ao acetato, ao metanol, a amõnia e outros metais pesados como o cromo, aumentam os riscos de contaminação do meio ambiente.
“A prata retirada das radiografias pode ser reciclada e dessa forma, ser utilizada na fabricação de talheres e joias. Já o acetato, poderia ser utilizado na fabricação de bolsas e caixas de presente”, detalhou o parlamentar.
Carlinhos Silva disse ainda que os estabelecimentos deverão afixar cartazes, em locais de fácil visualização, informando sobre a coleta de radiografias e os riscos de contaminação do meio ambiente se o material for jogado no lixo comum.
Os infratores ficarão sujeitos às seguintes penalidades: na primeira ocorrência, advertência escrita; na segunda ocorrência, multa de 10 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo); a cada reincidência após a aplicação da multa, dobra-se a penalidade em UFESP’s.
As Comissões Permanentes da Casa estão analisando este Projeto de Lei do vereador Carlinhos Silva.
Fonte: Gabinete do Vereador Carlinhos Silva (PDT)