A Câmara Municipal de Limeira recebe esta semana (29 de Novembro a 3 de Dezembro) a Exposição dos “150 anos da Corporação Musical Henrique Marques” (veja Biografia). Esta exposição foi agendada pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT).
As pessoas que visitam esta exposição recebem um material impresso que relata a história da Corporação que hoje é regida pelo maestro Fernando Barreto. E nesta mostra é possível ver alguns instrumentos, fotografias antigas e recentes, partituras, uniformes utilizados pelos integrantes da corporação e os inúmeros troféus que ao longo destes 150 anos de história foram adquiridos.
“Somos mais que uma banda de coreto que completa 150 anos. A Corporação Musical “Henrique Marques” é um patrimõnio histórico da sociedade limeirense, em que sua história é e sempre será contada por um de nós”, declarou Fernando Barreto, que é o regente e diretor artístico da corporação.
Biografia
1860 – Em 6 de Novembro de 1860 foi registrada a primeira aparição da banda “Lyra d’Oeste”, primeiro nome dado ao grupo que era regida por José Luiz Marques, um maestro e professor de música afro-descendente, isso no auge do movimento abolicionista, o que surpreendeu muitos limeirenses.
1900 – Com a morte de José Luiz, seu filho Henrique Marques assumiu a regência do grupo. E a partir daí a banda passou a ser conhecida e chamada por “Corporação Musical Henrique Marques “. Em 18/12/1936 faleceu Henrique Marques.
1950 – A Corporação participou de inúmeros campeonatos e conquistou muitos troféus, medalhas, em destaque, no ano de 1964, a participação no concurso de bandas promovido pela Rádio e TV Tupi. A banda gravou cinco discos long no período de 1963 / 1965 e 1976 e um compacto também em 1976.
A Corporação mantém até os dias de hoje uma escola de música que por mais de 50 anos foi comandada pelo professor e maestro Mauro Gonçalves Cerdeira, que formou músicos que hoje fazem parte de orquestras renomadas como a Orquestra Sinfõnica de Limeira (OSLI), Orquestra Sinfõnica de Campinas (OSMC), Orquestra Sinfõnica do Estado de Sâo Paulo (OSESP).
2010 – Em 6 de Novembro a Corporação completou 150 anos de atividades, mantendo suas tradições, por exemplo, mantem viva as apresentações no coreto da praça com apresentação de músicas antigas.
Foram Maestros da Corporação: José Luiz Marques (1860 a 1892), Henrique Marques (1892 a 1936), Benício Zaccarias (1936 a 1946), Mário Tintori (1964 a 1960), Mauro Gonçalves Cerdeira (1960 a 1971), José Peruzza Sanches (1971 a 1973), Mauro Gonçalves Cerdeira (1973 a 2008) e atualmente a banda é regida por Fernando Barreto.
Os músicos da Corporação Henrique Marques são: Jorge Alberto Filho e Diego do Lago (Flautas), Hellen de Freitas (Oboé), Leandro Ferraz, Mauro Cerdeira Júnior, Luiz Hipólito, Matheus Belucci, Angela Pommer, Mikaelen Fernandes (Clarinetas), José Renato Pereira, Wellington de Camargo, Emerson Trento, Dirceu Costa (Saxofone alto), Edson Araujo dos Santos (Saxofone Tenor), André Aubertini, Bruno Ruiz Nelson, Felipe Furlanetti (Trompas), Cristiano Trento, Eduardo dos Santos, João Pedro de Jesus, Lucas Rizzo (Trompetes), Estevão Trelfit, Angelo Pommer, Axel Luan de Oliveira (Trombones), Luiz Fernando Pommer (Euphonium), Eder Bianchini, Rafael Araujo Franco, Paulo Henrique Francisco (Tubas), Maicon Rogério Paro, Israel Luiz Nicolau, Edvaldo Nunes, Wilson Lourenço Caetano, Edmilson Vieira da Fonseca (Percussão), Djalma dos Santos, Edvânia Alves Rodrigues (Montadores), Reynaldo Spolador (Presidente).
Evento: Exposição dos “150 Anos da Corporação Musical Henrique Marques”.
Local: Átrio Cultural
Período de visitação: 29 de Novembro à 3 de Dezembro, das 8h às 18h