Um público de 200 pessoas participou nesta quarta-feira (dia 24) da Sessão Solene para a entrega do “Título de Cidadã Limeirense” a Ana Maria Landgraf de Carvalho (veja currículo). No Plenário “Vereador Vitório Bortolan” os estudantes, professores, amigos e familiares se emocionaram com a entrega da honraria de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) à professora.
“Esta homenagem é um fato importante. É o reconhecimento do trabalho da Ana, que é uma pessoa que adotou Limeira e que faz muito pela educação. Ana melhora a vida da cidade, das pessoas e o trabalho que desenvolve no Perches é notório, é referência. Esta homenagem é o reconhecimento à mulher, à professora, à diretora, à educadora. Parabéns” destacou Farid.
A homenageada agradeceu o reconhecimento ao seu trabalho. “Este título é o reconhecimento de uma vida dedicada à Educação, sempre em busca do melhor para nossos estudantes. Obrigada”.
“Dona Ana é mãezona, dá bronca, sermão, incentivo, conselho e colo. Só quem tem ou teve a honra de ser acolhido como filho na Escola Perches enxerga o significado de sua braveza. Obrigada por tudo que fez por mim, pela escola, por nossa cidade e nosso país”, agradeceu a estudante Karina Bilatto, que se emocionou diversas vezes durante o discurso. Karina falou em nome dos alunos da Escola Perches.
“O professor vive muitas situações, recebe críticas, elogios. Reconheço esta profissão e sei o quanto é difícil o trabalho de vocês. Admiro os professores que, mesmo a frente de dificuldades não desistem. Parabéns”, disse a vereadora Elza Tank (PTB) à homenageada.
O presidente da Câmara, Eliseu Daniel (PDT), que foi aluno da Escola Perches Lordello relembrou sua vida estudantil. “Sou testemunha do seu trabalho frente ao Perches uma escola que é referência por oferecer ensino de qualidade. É uma escola sem modismo, que tem regras, regulamento, disciplina e respeito. Fico feliz e orgulhoso de ter participado desta escola e temos orgulho de tê-la como cidadã limeirense”, disse Eliseu Daniel.
Estavam presentes nesta solenidade os pais da homenageada, Maria Rita e Horácio, e os vereadores Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Mário Botion (PR), Nilce Segalla (PTB), Paulo Hadich (PSB), Silvio Brito (PDT), Dr. Gerson Hansen (Secretário Saúde) e Maria Lucia Pinhata Silva (Diretora Secretaria de Educação).
Justificaram ausência os vereadores Carlinhos Silva (PDT), Iraciara Bassetto (PV), Miguel Lombardi (PR), Raul Nilsen Filho (PMDB) e Ronei Costa Martins (PT).
Currículo
Ana Maria Landgraf de Carvalho é natural de Pirassununga (SP), nascida em 5/03/1959. Filha de Horácio Paulino Landgraf e Maria Rita Vilela Landgraf. É casada com Flávio de Carvalho, com quem tem uma filha, Amanaiara Landgraf de Carvalho e Costa.
Ana Maria formou-se em Magistério em 1973. Graduou-se em Educação Física em 1976. Em 1976 fez Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar e Orientação Profissional.
Em 1980 fez aprofundamento de estudo na área de Magistério na Pré-Escola. E sempre participou de cursos extracurriculares, por exemplo na área de Matemática Moderna, Educação Sexual, Curso Técnico em Esporte Voleibol, Basquetebol; curso “O excepcional educável”, "Quem quiser que conte outra" do projeto Ipê — Atualização e aperfeiçoamento de Professores e Especialistas por multimeios; Extensão Cultural — Gestão Educacional e o Cotidiano nas Escolas; Extensão Cultural — Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de Decisão Secretariada Educação; Atualização - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares Progestão CENP; Atualização - Competência Básicas – FNDE; Atualização — Programa Dinheiro Direto na Escola — FNDE.
Ao longo de sua carreira acadêmica recebeu algumas premiações, com participação e representação da Escola Estadual Professor Antonio Perches Lordello; Projeto Leitura — Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo; Selo Escola Solidária - MEC/CONSDE/UNDIME/UNESCO, 2003 a 2009; Troféu Talento Jovem — Câmara Municipal de Limeira, 2003 a 2009; Troféu Fumagalli pelo projeto "Acorda Cidadão" — Aldeia Pro-Cultura, 2006; Premiação Projeto "Acorda Cidadão" - Instituto de Cidadania, 2005 e 2006 nos seguintes Medalha de Ouro mo concurso Construindo a Nação — Instituto Cidadania, 2005 e 2006 Homenagem pelo projeto "O mundo pede socorro" — Instituto de Cidadania, 2007; Prêmio Nacional de referência em gestão escolar ano base 2007 — Melhor Escola do Estado de São Paulo - CONSED/UNDIME/UNESCO/MEC, 2008; Troféu Fumagalli na categoria Gestão Escolar - Aldeia Pro-Cultura, 2009.