Vereadores homenageiam Rodrigo Müller

Vereadores homenageiam Rodrigo Müller

Data de publicação: 12/11/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira entregaram na noite desta quinta-feira (dia 11) o “Título de Cidadão Limeirense” ao maestro Rodrigo Ranchel Nava Müller (veja currículo).
 
A entrega foi realizada no Teatro Vitória, durante a abertura do Concerto de Aniversário da Orquestra Sinfõnica de Limeira (Osli).
 
O Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria é de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) e foi aprovado por unanimidade de votos dos vereadores em 30 de agosto de 2010.
 
“Quando Rodrigo veio para Limeira a intenção era formar uma orquestra de cordas, mas o trabalho cresceu e ela se tornou uma Orquestra Sinfõnica. Vários músicos passaram pela Escola Livre de Música e hoje podemos considerar a Sinfõnica de Limeira como uma das melhores do interior paulista. Entregamos este título em reconhecimento ao trabalho do maestro”, justificou Farid.
 
Maestro Rodrigo Müller agradeceu a homenagem e destacou a democratização da música. “A formação de público é uma das conquistas da Orquestra Sinfõnica de Limeira, buscamos apresentar concertos mais populares para incentivar o acesso da população. Completamos 15 anos de existência com uma temporada de concertos que foram sucesso até hoje”.
 
Gilberto Coragem, superintendente da prefeitura de Limeira, representou o prefeito Silvio Félix (PDT) na cerimõnia. “Rodrigo está de parabéns, ações que valorizam a cultura devem sempre ser reconhecidas”.
 
O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT), parabenizou Rodrigo Müller pelo trabalho a frente da Osli. “Você escolheu Limeira para colocar em prática este importante projeto cultural que é a Orquestra Sinfõnica de Limeira. Com a formação de músicos e público nossa cidade cresce no setor cultural. Parabéns”.
 
Também estavam presentes os vereadores: Elza Tank, Nilce Segalla (ambas do PTB), Mário Botion (PR), Paulo Hadich (PSB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT).
 
Após a solenidade todos acompanharam a apresentação da Orquestra com a participação do solista Victor Botene que executou o Concerto para Viola Clássica do compositor M. Brusch.
 
Currículo
 
Rodrigo Ranchel Nava Müller é natural de Rio Claro-SP, foi professor de oboé, flauta-doce, iniciação musical e regente da Orquestra Pró-Sinfõnica da Escola Livre de Música Fábio Marasca. Também foi oboísta da Orquestra Sinfõnica Municipal de Americana, professor de oboé da UNASP (Campos II) e regente convidado da Orquestra Sinfõnica Municipal de Americana, Orquestra Sinfõnica de Rio Claro, Madrigal Cantábilis de Jundiaí e Orquestra de Câmara de Piracicaba.
 
Nos anos de 1995/96, 1999 a 2002 participou das Oficinas de música de Curitiba, sendo orientado pelos professores: Luiz Carlos Justi, Arcadio Minczuk e Alex Klein (oboe); Roberto Farias e Osvaldo Ferreira (regência).
 
Em 1995, através da Secretária Municipal da Cultura de Limeira assumiu a estruturação e regência da Orquestra Sinfõnica e a implantação do curso de instrumentos de cordas através do método coletivo de ensino. Em 1998 recebeu do Governo do Estado de São Paulo o título de "'Parceiro da Cultura” por seus trabalhos realizados no Projeto Guri, onde foi professor nos pólos Limeira 1997 à 2002 e Julio Prestes 2001 à 2002.
 
Em 2000, participou do XXXI Festival de Inverno de Campos de Jordão, sendo orientado pelo professor Arcadio Minczuk.
 
Em 2001, ingressou como oboista na Banda Sinfõnica do Estado de São Paulo.
 
Em 2004 recebeu do poder Legislativo o Troféu Limeira por reconhecimento ao seu trabalho frente a Orquestra Sinfõnica de Limeira e formação musical através da Escola Livre de Música.
 
Nos anos de 2006 a 2008 foi diretor musical e regente, frente a Orquestra
 
Sinfõnica de Limeira e da Cia Opera São Paulo as operas Carmen de G.Bizet, L'Elisir D'Amore de G. Donizetti e La Traviata de G. Verdi.
 
Em 2007, fez a transcrição musical, direção musical e regência do musical “Os Saltimbancos” de Chico Buarque, frente a Orquestra Sinfõnica de Limeira e Cia Teatral Pelo de Gato Preto.
 
Em 2007 foi reconhecido pelo seu trabalho e dedicação frente a Orquestra Sinfõnica de Limeira, recebendo o Troféu Fumagalli.
 
Em 2010 foi professor convidado do Curso de Musica de Ribeirão Preto da ECA-USP. E músico convidado das principais orquestras do Estado de São Paulo, como Orquestra Jazz Sinfõnica do Estado, Orquestra Sinfõnica do Conservatório Musical de Tatuí, Orquestra Sinfõnica de Ribeirão Preto e Orquestra Filarmõnica Brasileira.
 
Atualmente é oboísta da Banda Sinfõnica do Estado de São Paulo, regente da Orquestra Sinfõnica de Limeira e diretor artístico da Escola Livre de Música da Orquestra Sinfõnica de Limeira.