Os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade de votos, durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 8), o Requerimento de autoria do vereador Ronei Costa Martins (PT) que sugere ao Executivo a possibilidade de conceder a todos os alunos das Escolas Municipais no exercício de 2011, auxílio pecuniário para aquisição de material escolar, através de Vale Educação em cartão magnético personalizado.
O requerimento, segundo Ronei, segue exemplo de um Projeto de Lei da cidade de Bariri (SP) e que lhe foi apresentado por sugestão de pais de alunos de Limeira que leram uma reportagem sobre o assunto.
Em sua justificativa o vereador Ronei explicou o funcionamento do auxílio, que é concedido uma vez por ano, no valor que pode variar de R$ 50,00 (cinqüenta reais) a R$ 70, 00 (setenta reais). Na oportunidade o vereador ressaltou também a necessidade de satisfazer não só a fome de pão, mas também a fome e beleza da população. “Os alunos tendo a oportunidade de escolher o seu material, que identifica com sua personalidade, que é uma referência, é uma motivação a mais, um incentivo e até mesmo um motivo de orgulho. Com esta proposta podemos saciar parte desta fome de beleza”, justificou Ronei.
“Com este auxílio a população vai adquirir o material nas papelarias da cidade, proporcionando o giro de capital . As papelarias aptas a receber este auxilio serão as cadastradas no município”, explicou Ronei.
Miguel Lombardi (PR) parabenizou o requerimento. “Ainda temos muitas crianças que não conseguem este material básico para educação. Temos que defender os mais pobres, os mais humildes. As crianças ao receberem o material escolar ficam encantadas, é um momento maravilhoso, esta é uma ação efetiva, positiva e não custa muito para o município este investimento que terá um retorno muito bom, com toda certeza”, justificou Miguel.
Vereador Antõnio Braz do Nascimento – Piuí (PR), vereadora Iraciara Bassetto (PV), Vereador José Farid Zaine (PDT) e Vereador Silvio Brito (PDT), parabenizaram a iniciativa do requerimento.
O requerimento foi encaminhado para o Executivo Municipal que tem o prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, para responder ao documento.