O vereador Carlinhos Silva (PDT) apresentou na segunda-feira, 08/11, durante Sessão Camarária, uma Propositura, alterando a Lei nº. 3.167/2.000, que obriga as agências bancárias a colocarem à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja efetuado em tempo razoável.
Com a nova proposta, o prazo de espera para atendimento deverá ser de, no máximo, 20 minutos, em todos os setores da agência, obrigando dessa forma, que sejam disponibilizados mais funcionários para atendimento dos usuários.
A Propositura exige ainda que sejam afixadas placas, em locais de fácil acesso, para orientar os clientes sobre o novo texto que prevê também, a obrigatoriedade de retirada das senhas de atendimento pelos usuários. Para que isso ocorra sem problemas, os equipamentos responsáveis pela impressão das senhas deverão ficar logo na entrada do estabelecimento, a fim de que o cliente retire o documento, imediatamente após sua entrada já sendo direcionado para o setor desejado.
A agência bancária que descumprir o a Legislação, ficará sujeita à multa de 100 UFESP’s, correspondentes a R$ 1.642,00.
“O tempo de espera superior a 20 minutos nas filas das agências bancárias é um grande sinal de desrespeito com os clientes. Mesmo sendo recordistas em lucratividade, as instituições financeiras não fazem o investimento necessário para manter o bom atendimento. O que vemos é, a cada ano, a diminuição do quadro de funcionários para elevar os lucros. Precisamos dizer não a esse tipo de tratamento”, comentou o parlamentar.
Esse Projeto de Lei também foi assinado pelo vereador Silvio Brito (PDT), e está em estudo nas Comissões Permanentes da Câmara de Limeira.
*Fonte: Gabinete do vereador Carlinhos Silva (PDT)