O diabetes infantil exige cuidados especiais com a alimentação e impõe hábitos rígidos às crianças para toda vida. A doença que surge abruptamente e pode afetar tanto crianças quanto adolescentes, é um dos problemas crõnicos mais comuns da infância e faz 200 novas vítimas por dia ao redor do mundo. E o pior: sem tratamento adequado, pode provocar complicações graves, como perda da visão e amputação de membros.
Com base nessas informações, o vereador Carlinhos Silva (PDT) apresentou na Sessão Camarária de quarta-feira, 03/11, Requerimento questionando a Administração Municipal sobre a possibilidade de criação de um programa municipal de prevenção e controle da doença.
De acordo com o legislador, as escolas não estão preparadas para atender as crianças diabéticas e, segundo os endocrinologistas, pais e professores precisam ficar atentos aos sinais da doença, como aumento da sede, aumento da diurese e perda de peso. Assim sendo, o parlamentar quer saber “se existe a possibilidade de criação de um programa de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de Limeira? Existe algum empecilho para que um programa desse tipo seja instalado? No caso de não haver impedimentos justificáveis, em quanto tempo o programa poderia ser colocado em prática?”
Pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Diabetes em Adolescentes e Crianças (ISPAD) demonstra que apenas 50% dos alunos entrevistados afirmaram que seus professores têm conhecimento de sua doença, e 10% deles se dizem discriminados e consideram que o diabetes limita seus relacionamentos sociais. De acordo com o estudo, cerca de 60% dos jovens não controlam devidamente a doença no período letivo e 40% das crianças faltam à escola ao menos uma vez por mês em função da doença.
“Pais e filhos gostariam que fossem oferecidos lanches mais saudáveis nos colégios e que os professores tivessem capacitação para atender os alunos diabéticos em casos de emergência. Portanto, se faz necessária implantação de um programa municipal de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes. Dessa forma, poderemos contribuir para uma queda considerável nos números de casos registrados da doença entre nossos jovens e primar pela qualidade de vida daqueles que já sofrem com o problema”, explicou Carlinhos Silva.
O Executivo Limeirense tem até 30 dias para responder os questionamentos do parlamentar.
*Fonte: Gabinete do Vereador Carlinhos Silva (PDT)