Após o longo período de seca, a primavera trouxe as chuvas e com elas, a ameaça de dengue, um dos grandes problemas de saúde pública.
Preocupado com a possibilidade de casos que a cidade possa vir a registrar nos próximos meses, o vereador Carlinhos Silva (PDT) apresentou Requerimento durante Sessão Camarária do dia 13 questionando a Administração Municipal sobre quando será iniciada a campanha de conscientização contra dengue deste ano e se existe a possibilidade dos trabalhos começarem imediatamente.
Segundo o legislador, durante a estiagem, muitas pessoas esqueceram dos cuidados básicos de prevenção e voltaram acumular materiais em seus quintais que favorecem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
“Para evitar uma epidemia é necessário que campanhas, trabalhos de prevenção e conscientização comecem a ser feitos o mais rápido possível, pois, as chuvas provocam a eclosão dos ovos do mosquito que podem ficar em estado de latência por até um ano em recipientes completamente secos. As larvas que nascem podem ser combatidas com veneno apenas nos três primeiros dias, após esse período, os praguicidas não funcionam. Depois disso, apenas o controle mecânico pode ser realizado, jogando fora a água acumulada”, justificou Carlinhos Silva.
O Executivo tem até 30 dias para responder ao Requerimento aprovado pelos parlamentares.