As empresas responsáveis pela instalação e manutenção dos radares, tanto fixos como móveis, que operam em Limeira poderão ficar obrigadas a disponibilizar os equipamentos em cores chamativas para facilitar aos motoristas a visualização dos aparelhos.
O vereador Carlinhos Silva (PDT), protocolou durante a Sessão Camarária de quarta-feira, 13/10, Projeto de Lei nesse sentido.
Ainda, de acordo com a redação, todo aparato necessário para sustentação também deverá estar na mesma cor chamativa do equipamento de fiscalização eletrõnica de velocidade.
Carlinhos explica que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) deixa claro que o objetivo dos radares é de alertar os condutores de que a via requer mais atenção e cuidado. Dessa forma, devem-se usar meios chamativos para que os motoristas estejam conscientes da fiscalização.
“É preciso garantir a perfeita visualização dos radares, sejam eles fixos ou móveis. Hoje os radares instalados são da cor preta e muitas vezes, como nos casos de falta de iluminação, não são percebidos pelos motoristas”, detalhou o propositor.
A ideia do vereador Carlinhos Silva será analisada pelas Comissões Permanentes da Casa. Se aprovada, a Legislação sujeitará os infratores às seguintes penalidades: na primeira ocorrência, advertência escrita; multa de 100 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) em caso de segunda ocorrência; a cada reincidência após aplicação da multa, dobra-se a penalidade em UFESP’s.