Moradores do Jaguari pedem ajuda aos vereadores

Moradores do Jaguari pedem ajuda aos vereadores

Data de publicação: 09/09/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (dia 08) a Moção de Apelo ao excelentíssimo governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman, para não instalação de unidade prisional no bairro do Jaguari realizando prévia consulta pública para escolha de novo local.
A Moção é de autoria do presidente da Câmara Municipal de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT).
“Uma comissão de moradores do bairro do Jaguari me procurou para explicar a situação e pedir ajuda à Câmara. Elaborei a Moção de Apelo com outros vereadores, como Miguel Lombardi (PR), que trouxe várias informações sobre o local escolhido para construção do presídio.
“O decreto de 05 de março de 2010 do Governo do Estado determinou que uma área de aproximadamente 200 mil metros seja desapropriada para finalidade de um presídio, mas o local escolhido para a construção desta edificação não é adequado. Hoje no bairro há cerca de 355 moradores, 101 residências, uma comunidade  para tratamento de dependentes químicos, uma igreja que pertence a paróquia Sagrada Família e também uma escola municipal que atende 32 crianças entre a pré-escola até a 4ª série. Tudo isso está localizado a 150 metros da área definida pelo estado para a instalação do presídio”, explicou Wagner Schulz, advogado dos moradores do bairro Jaguari.
“Os moradores não são contra a construção do presídio, somente somos contra o local que foi determinado para a instalação”, completou Schulz.
 A Moção de Apelo foi aprovada por todos os vereadores presentes na sessão ordinária. Agradeço a todos os vereadores pelo apoio, vários aspectos inviabilizam a construção do presídio, Limeira tem outras áreas que podem ser definidas para a construção desta unidade, destacou Eliseu Daniel.
“O governo não pode chegar e instalar um presídio ao lado de residências, empresas e escola”, disse o vereador Antõnio Braz do Nascimento – Piuí (PR).
“Infelizmente este assunto foi para a justiça. É preciso que o decreto seja revogado. Vamos lutar, vamos tentar falar com o governador para mudar esta situação”, ressaltou Elza Tank (PTB).
“Parabenizo a luta dos moradores do bairro Jaguari, temos o dever de lutar com vocês, levar ao conhecimento das autoridades os problemas que podem ser gerados com a construção do presídio”, enfatizou Miguel Lombardi.
“A instalação de um presídio em Limeira é necessária, mas a área escolhida não é adequada. Vamos tentar sensibilizar o governador”, disse Paulo Hadich (PSB).
“Defendemos a instalação do presídio, mas defendemos que seja de forma a minimizar os impactos gerados tanto geograficamente quanto em todas as áreas de atuação do município”, explicou Ronei Martins (PT).
“Mais uma vez o Governo do Estado mostra o descaso com nossa cidade. Esta Casa não vai se calar neste sentido, estamos empenhados para mudar estaa situação”, destacou Silvio Brito (PDT).
“A Câmara Municipal está junto com vocês nesta questão” disse o vereador José Farid Zaine (PDT).
“Não sou favorável a instalação de presídio em Limeira, o estado nem sequer consultou os moradores do bairro”, disse Dr. César Cortez (PV).
A votação da Moção foi acompanhada por aproximadamente 100 moradores do bairro Jaguari.
O documento será encaminhado para o governador do estado e para Secretaria de Administração Penitenciária.