Os vereadores de Limeira aprovaram, com louvor, durante a Sessão Camarária desta quarta-feira (dia 8) o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que concede o “Diploma de gratidão da cidade de Limeira e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro – Ordem de Tatuiby à Corporação Musical Henrique Marques pelos 150 anos de atuação no município de Limeira fortalecendo a nossa cultura”.
Em sua justificativa Farid ressalta que a homenagem é o reconhecimento do Poder Legislativo à Corporação Musical Henrique Marques, um dos patrimõnios culturais mais queridos do município.
“A corporação se apresenta quinzenalmente na Praça Toledo Barros, valoriza a cultura limeirense, integrando a história da nossa cidade”, justificou Farid.
O autor da propositura citou também a história da Banda, antes chamada “Banda Lyra D'Oeste” que teve a sua primeira apresentação no dia seis de novembro do ano de 1860. “Esta Corporação foi a primeira de Limeira e uma das pioneiras em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, sob a presidência do senhor Reinaldo Spolador e regência do jovem maestro Fernando Barreto, a Banda continua conquistando novos fãs e admiradores,
possuindo um trabalho de grande qualidade”, destacou Farid Zaine.
A votação do Projeto de Decreto Legislativo foi acompanhada por parte da Corporação, que fez uma breve apresentação no Plenário “Vereador Vitório Bortolan”. Na oportunidade o maestro Fernando Barreto agradeceu a homenagem. “Ficamos muito felizes com o comunicado da votação deste projeto. Com emoção agradeceu o reconhecimento não só como um grupo artístico da cidade mas como patrimõnio histórico, somos a quarta mais antiga corporação civil do pais e mais antiga do estado de São Paulo, é um orgulho para nós”, agradeceu Barreto.
A data para entrega da homenagem ainda não foi agendada.