Vereador Professor José Farid Zaine (PDT) solicitou do presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) que o estudante Jonathan Alves Paulo fizesse uso da Tribuna Livre, durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 30), para apresentar o Projeto ”Ações de Cidadania”. “O projeto é de grande importância para Limeira, um trabalho de educação ambiental que sai da escola e atinge toda a sociedade”, citou Farid.
O Projeto “Ações de Cidadania” é de autoria dos estudantes do terceiro ano do ensino médio da ETEC Trajano Camargo. O estudante Jonathan explicou que com “Ações de Cidadania” os jovens tem oportunidade de elaborar ações voltados para o exercício da cidadania.
“No início do ano tivemos problemas com as enchentes e fizemos um projeto para conscientizar a população das suas responsabilidades sobre estes problemas, que causam prejuízos para a cidade. E procuramos também o Poder Público para saber o que poderia ser feito para minimizar este problema em Limeira que tem aproximadamente 14 pontos de alagamento.
Segundo o Serviço Autõnomo de Água e Esgoto (SAAE) entre os fatores que ocasionam as enchentes são: a impermeabilização do solo, alto índice pluviométrico, além dos bueiros entupidos. O SAAE informou que periodicamente é retirado dos bueiros cinco toneladas de lixo.
Em Limeira já foram realizados projetos para erradicar as enchentes na região do Mercado Modelo porém solicitamos a instalação de mais lixeiras a disposição da população, principalmente na região Central, com o intuito de erradicar o problema.
Apresentamos este projeto agora, no período da seca, por precaução e prevenção para nos prepararmos para o próximo verão, com o objetivo de evitar o problema das enchentes”, relatou o estudante.
O presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel parabenizou os estudantes da ETEC Trajano Camargo.