Os deficientes visuais e auditivos poderão ter a chance de frequentar os cyber cafés e as lan houses de Limeira.
Um Projeto de Lei apresentado segunda-feira, 16/08, pelo vereador Carlinhos Silva (PDT) e que trata do assunto obriga os cyber cafés, lan houses ou qualquer outro estabelecimento que vier a se instalar na cidade, a adaptar 20% de suas máquinas com teclados em braile e softwares que facilitem o uso dessa parcela da população.
Para o parlamentar, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas.
“Os computadores e a internet são presenças constantes em nossas vidas. Não podemos limitar o termo acessibilidade somente a obras e serviços de adequação de espaços físicos. Precisamos ir além, pensar que os deficientes visuais e auditivos estão sendo inseridos no mercado de trabalho, frequentando escolas e faculdades. Nada mais justo que tenham acesso também, a essa ferramenta imprescindível que é o mundo virtual”, explicou o legislador.
A proposta vai ser analisada pelas Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Se for a votação e for aprovada, aqueles que não a respeitarem estarão sujeitos, na primeira ocorrência, a advertência escrita; na segunda ocorrência, multa de 10 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 164,20 atualmente; e a cada reincidência após a aplicação da multa, o dobro da penalidade em UFESP’s.