Carlinhos Silva propõe bloqueadores de celulares em bancos
Obrigar as agências bancárias a instalarem bloqueadores de sinal de celulares em suas dependências. Esse é o assunto abordado pelo Projeto de Lei elaborado pelo vereador Carlinhos Silva (PDT) e que será apresentado na Câmara de Limeira.
De acordo com o parlamentar, trata-se de uma nova medida para combater os crimes que acontecem próximos às agências e tanto têm preocupado a população, as conhecidas “saidinhas bancárias”.
Na opinião de Carlinhos, os bloqueadores inibirão ações de bandidos que se comunicam através de celulares de dentro para fora das agências, fornecendo informações a respeito dos clientes que saem com quantidades vultosas de dinheiro.
“Lastimavelmente a federação que representa os bancos insiste que a responsabilidade em zelar pela segurança pública cabe unicamente ao Estado e não às instituições que estão se sentindo prejudicadas com algumas das medidas propostas. Não é admissível que os bancos se eximam de suas responsabilidades, afinal, os usuários pagam, e muito bem, pelos serviços. Nada mais justo que tenham o respaldo necessário por parte dessas instituições para realizar suas operações”, justificou Carlinhos Silva.
Se aprovada a proposta do vereador, os estabelecimentos bancários terão 90 dias para instalarem o equipamento após publicação da lei no Jornal Oficial do Município. O não cumprimento gerará advertência escrita numa primeira ocorrência; multa de 1.000 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), equivalente atualmente a R$ 16.420,00, numa segunda ocorrência; e penalidade duplicada a cada reincidência após aplicação da multa.
O Projeto de Lei do vereador Carlinhos Silva após ser lido em plenário seguirá para análise das Comissões Permanentes da Câmara Municipal.
|
|