• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores aprovam projeto de lei que sugere dispositivo para captação de água da chuva

Vereadores aprovam projeto de lei que sugere dispositivo para captação de água da chuva

Vereadores aprovam projeto de lei que sugere dispositivo para captação de água da chuva

Data de publicação: 14/07/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira aprovaram durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (dia 12), o Projeto de Lei de autoria do vereador Carlinhos Silva (PDT) “que dispõe sobre a implantação de dispositivos para captação de água da chuva pelas empresas projetistas e de construção civil nos imóveis a serem construídos em Limeira”.
 
O projeto foi aprovado com emendas, uma do próprio autor e outra do vereador Ronei Costa Martins (PT). “Fazer previsão de um reservatório com dimensões referenciais para o tamanho de cada construção, para satisfazer a necessidade do empreendimento – seja comercial ou residencial. A emenda foi para colocar critérios e facilitar a aplicabilidade da Lei é que apresentei a emenda”, justificou Ronei eu parabenizou o autor do projeto.
 
Carlinhos Silva pretende, com esta Lei, garantir às gerações futuras acesso a um meio ambiente equilibrado. De acordo com o a Propositura, as novas construções deverão ser dotadas de um dispositivo de captação de água da chuva que será armazenada em um reservatório especial. Desse reservatório, a água da chuva será utilizada para uso em descargas de banheiros, lavagem de calçadas, irrigação de jardins e outros serviços, sendo vedado seu uso para consumo humano.
 
 “Apesar dos dados atuais dizerem que Limeira não possui índice elevado de desperdício de água, é preciso pensar no amanhã e arquitetar idéias que visem prevenir e precaver futuras catástrofes ambientais”, alerta Carlinhos Silva.
 
Em caso de aprovação, quem não cumprir a legislação estará sujeito às seguintes penalidades: advertência escrita; em caso de reincidência, multa de 700 UFESP’s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), cerca de R$ 11.095,00; e a cada reincidência após aplicação da multa, dobra-se a penalidade em UFESP’s.
 
O Projeto de Lei do vereador Carlinhos Silva foi aprovado com emendas e voltará para a CCJR para elaboração da Redação Final do Projeto de Lei Complementar.