Durante a sessão camarária desta segunda-feira, dia 14, os vereadores de Limeira fizeram a entrega do Diploma de Gratidão e Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro, Ordem de Tatuiby à escritora Zenaide Elias (veja currículo).
A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT), pelo vereador José Farid Zaine (PDT) e Gilberto Coragem (Superintendente de Gabinete).
Entre os presentes estavam o autor da propositura, vereador José Roberto de Toledo (2000-2004), e os vereadores Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB), Mário Botion, Miguel Lombardi (ambos do PR), Nilce Segalla (PTB), Paulo Hadich (PSB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT), além de familiares e amigos da poetisa.
Farid parabenizou a homenageada. “Entramos no mundo de Zenaide e nos surpreendemos. Seus versos são maravilhosos, é uma poetisa completa”, ressaltou o vereador.
A vereadora Elza Tank citou também a amizade das irmãs Elza e Zenaide. “A vida é de lições. Seus olhos são ajudados por sua irmã Elza. Os seus olhos estão acesos por tudo aquilo que tem dentro de si, como a sua vida os seus sentimentos”.
O presidente Eliseu Daniel explicou a entrega da honraria. “Tenha certeza que esta homenagem está sendo feita com muita alegria e amor, e é o símbolo da gratidão que nós, vereadores e população temos por você Zenaide, por seu trabalho”.
“Esta homenagem, este dia ficará gravado em meu coração. Se Limeira tem gratidão saibam que a minha é três vezes mais. A vida é complicada para todos mas com Deus, a gente vai vencendo as batalhas”, agradeceu, emocionada, a poetisa Zenaide Elias.
Currículo
Zenaide Elias é natural de Ribeirão Preto (SP), nascida em 28 de março de 1939, sendo a sétima filha do casal Pedro Elias e Maria. Em Limeira também moram as irmãs, Luzia, Elza e em São Paulo, Maria Aparecida.
Zenaide é deficiente visual, assim como outras duas irmãs. Em 1945, junto com a irmã Alice foi estudar no Instituto da Mooca, onde aprendeu Braille e trabalhos manuais.
Em 1951 estudou no Instituto de Educação Caetano de Campos, em classe de crianças sem deficiência. Na seção anexa ao Visconde de Taunay, no Ipiranga, estudava e ensinava braile, além de ensinar tricõ e macramê.
Em 1967 casou com José Antonio Cintra e veio morar em Limeira. Ficou casada por 14 anos. Mora no Jardim Vista Alegre. Em 1988 começou a participar de saraus no CPP. Em 1992 publicou o livro, “Cânticos de Amor”. Em 1988 “Pingos e respingos” e em 2007 “Luzes no Trilho”. Zenaide tem inúmeras poesias e contos premiados. É participante de saraus, palestras em igrejas, clubes de serviços, escolas.
Recebeu homenagens da Câmara Municipal como o Troféu Cidadão, (vereador Farid Zaine), da Assembleia Legislativa com o prêmio Mulher Destaque (deputada Elza Tank), entre outros.
No período de 2007 a 2009 concluiu a Faculdade da Terceira Idade pela FAAL e também o curso de inglês na Escola Hadley.
COQUETEL DE ALEGRIA
por Zenaide Elias
Em desespero, cavei abismo,
Enterrando mal floridos sonhos
Felicidade, crença, lirismo
Perderam-se entre abrolhos medonhos’
Em meio ao fervilhar de prantos,
E roucos gritos da solidão,
Murmuravam combalidos sonhos,
Preces, em busca da salvação’
E tu, rainha dos laranjais,
Por teus anhos, num gesto preciso,
Revolveram escombros,
Vestiram-me de luz, guiaram-me ao paraiso’
Bendito templo dos meus ideais,
Abro-te, agora, meu coração,
Quero que vejas o estado novo,
É de teus anjos a construção’
Possa eu conservá-lo perfeito,
Iluminado, dentro do peito,
Pela justiça, pelo amor’
Nosso brinde, coquetel de alegria,
Gotas de alegria e gratidão
Dosam o nosso licor’
Limeira, meu paraíso dourado,
Amigos, anjos que Deus me enviou,
Amor, bem maior que possuo
E, com muita emoção, eu lhes dou’