Dia Mundial do combate a violência contra o idoso
A convite do vereador Paulo Hadich (PSB), Cleusa Marrafom, presidente do Conselho Municipal do Idoso em Limeira fez uso da Tribuna Livre, nesta segunda-feira (dia 14) na Câmara Municipal.
Cleusa fez relato de como está o trabalho no Conselho, no aumento do número de denúncias de violência contra o idoso. “Não podemos deixar passar em branco o dia de combate a violência contra o idoso, o dia mundial, comemorado dia 15”, destacou Cleusa. “O idoso fica impossibilitado de se manifestar, denunciar a violência doméstica. O que vemos é um abuso financeiro, onde o idoso mantém a família com seus salários, e ainda são vítimas de violência. Contamos hoje com a solidariedade de pessoas que ajudam a denunciar”, disse Cleusa.
A representante do Conselho Municipal do Idoso informou aos vereadores que o idoso está sendo vítima de violência. O idoso é, segundo Cleusa, uma pessoa indefesa, sem voz, com medo às vezes dentro da família. Para completar o trabalho dos conselheiros Cleusa revela a necessidade de colocar os conselheiros em atividades diárias dentro do conselho. “Limeira é a quinta cidade em qualidade de vida para o idoso mas é preciso fazer um mapeamento desta população e posteriormente trabalhar em políticas públicas adequadas para atender a estes cidadãos. Nós somos responsáveis pelos idosos”.