A Comissão de Assuntos Relevantes para instruir procedimentos de melhoria das condições médicas e de atendimento funcional,visando a qualidade e rapidez nos serviços de pronto atendimento (PA) da Sociedade Operária Humanitária e Santa Casa de Misericórdia de Limeira, concluiu seus trabalhos.
O presidente da comissão, vereador Dr. César Cortez (PV) e os vereadores Dr. Raul Nilsen Filho – Relator (PMDB), e Miguel Lombardi – integrante (PR) apresentaram o relatório final dos estudos para os vereadores durante a Sessão Camarária do dia 31.
Foram dois meses e meio de estudos. Foram ouvidos os médicos que atendem no Pronto Atendimento da Humanitária, Dr. Paulo Sérgio Hansen Martins e Dr. Marcos César Gomes, senhora Irene Suselei Von Zuen e Dr. César Delmondi.
Os vereadores informaram no documento que foi observado que os honorários dos plantonistas dessa instituição é uma das mais baixas em relação aos hospitais locais e foi citada, ainda, a urgência da contratação de mais médicos para o PA da Humanitária.
“Não se pode exigir daquele hospital melhores condições funcionais, pois seus profissionais trabalham diante das condições precárias oferecidas por não terem um aporte financeiro para bem atender a toda população que os procuram. As baixas condições financeiras do hospital impedem que tenham mais médicos no plantão clínico bem como plantonistas, ainda que a distância, nas áreas de ortopedia, neurologia e cardiologia. Os pacientes que apresentam problemas relacionados a essas áreas são encaminhados à Santa Casa de Misericórdia, sempre de ambulância onerando a Sociedade Operária Humanitária, que já tem um déficit financeiro considerável”, concluiu a Comissão.
Os vereadores integrantes desta Comissão enfatizaram na conclusão que “é mister a participação do Poder Público remetendo um aporte compatível às reais necessidades do hospital em apreço”.