Os vereadores de Limeira aprovaram, por unanimidade de votos, durante a Sessão Ordinária de segunda-feira (dia 17), o projeto de Lei de autoria do Prefeito Silvio Félix (PDT), que “cria o Conselho Municipal da Juventude”.
De acordo como projeto, o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) será formado por jovens com idade entre 15 e 29 anos. O CMJ será vinculado a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. Será um órgão consultivo das políticas públicas municipais destinadas a juventude, tendo por objetivo, assegurar a participação popular em suas definições, com participação em debates, elaboração dos planos de ação e aplicação dos recursos destinados à juventude.
Os integrantes deste Conselho não serão remunerados. O projeto prevê também que o CNJ será composto por 24 jovens (12 representantes do Poder Executivo e 12 representantes da Sociedade Civil – e respectivos suplentes). Este Conselho vai ter um Regimento Interno.
Em sua justificativa ao projeto, o prefeito Silvio Félix ressalta que a proposta do Conselho é para fortalecer as políticas públicas voltadas para a juventude de Limeira. “Teremos a oportunidade de conhecer as necessidades dos jovens de nossa cidade e estimular a participação deles em movimentos sociais”, disse o prefeito. “O investimento no jovem é, sem sombra de dúvidas, um investimento no futuro, com pessoas preparadas e voltadas para os anseios populares”, completou Félix.
Os vereadores parabenizaram o prefeito pela elaboração do projeto e também o vereador Silvio Brito (PDT), que trabalhou pela criação do Conselho junto à juventude e seus representantes.
JUSTIFICATIVAS
“Votei favorável a este projeto que chegou num momento oportuno. Parabéns para o vereador Silvio Brito pela dedicação a este projeto” justificou vereador Antõnio Braz do Nascimento – Piuí (PR).
“Que felicidade poder votar este projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude. Parabenizo também o vereador Silvio Brito que fez um trabalho incansável para contribuir na elaboração deste projeto, ouviu os interessados e colaborou com o Executivo”, justificou Carlinhos Silva (PDT)
“Quando se fala do Conselho refere-se a todo contingente de jovens da cidade. Estou otimista. Este início será positivo em todas as questões: técnicas, culturais, ambientais, de lazer, educação. É importante a participação dos jovens nestes assuntos”, disse o vereador Dr. César Cortez (PV).
O presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) citou que desde 2003 luta pela implantação deste Conselho em Limeira. “Espero que nossa cidade tenha uma efetiva participação da juventude nos projetos sociais e nas ações que diz respeito propriamente aos jovens”.
“Sei que os jovens tem ânsia em fazer alguma coisa e tenho esperança neste Conselho. Tenho certeza que cada sonho vai se transformar em realidade. Vocês (jovens) estão em ação. Demorou um pouco mas o projeto foi aprovado”, disse a vereadora Elza Tank (PTB)
“Parabéns aos jovens que batalharam por este Conselho que é uma conquista para a Juventude e tenho certeza que este conselho funcionará”, justificou o vereador José Farid Zaine (PDT)
“Penso que os Conselhos, todos eles, tem papel fundamental nas orientações, nas decisões que são tomadas no município que afeta a vida do cidadão. Parabéns. Houve discussão com todo segmento da sociedade civil, com representantes sindicais, do conselho nacional da juventude, jovens, colegiado político da juventude, movimento levante jovem, empresários, e todos contribuíram para melhorar este projeto”, completou vereador Mário Botion (PR).
“É sempre uma alegria ver nascer um conselho, fica na expectativa que a sociedade civil está vindo discutir com o governo política pública. Desejo sucesso aos integrantes do Conselho”, disse o vereador Paulo Hadich (PSB) em sua justificativa.
“Desafio os futuros membros do Conselho para buscar soluções, políticas públicas. Violência, educação, emprego, lazer, saúde são questões que precisam ser observadas. Conselho da Juventude não é só lazer, e o Conselho terá o trabalho de reduzir a distância entre governado e governantes”, falou o vereador Ronei Martins (PR).
Vereador Silvio Brito agradeceu o apoio dos vereadores. “A Juventude faz a diferença. E queremos mudar o foco, mostrar que o jovem tem preocupação com o futuro da cidade. Não é só diversão. É também para trabalhar políticas publicas para juventude, bem estar de Limeira em todas as áreas. O prefeito Silvio Félix aderiu este pedido e o resultado está aqui hoje com a aprovação do Conselho”, agradeceu o vereador.