A convite do vereador Mário Botion (PR) a professora Marlene Aparecida Guiselini Benedetti, da ETEC Trajano Camargo, fez uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Limeira nessa segunda-feira (dia 10). O tema abordado foi o trabalho de pesquisa da recuperação da memória da Escola Profissional e Primária Mista Dr. Trajano Camargo.
A professora explicou aos vereadores que o projeto de pesquisa está ligado às pessoas públicas de Limeira, como o Dr. Trajano e sua esposa Dona Maria Tereza ( prefeita em 1934). Em seu relato a professora Marlene enalteceu a preocupação do casal em criar a Escola Profissional Mista de Limeira. “Dr. Trajano se preocupava com a qualificação e condições de vida dos seus empregados”.
O trabalho de pesquisa, segundo a professora, acontece há anos. “A Escola Trajano é tradicional e não tinha nenhuma história, nenhum registro. A pesquisa visa suprir e colher dados, materiais dispersos que conta a história da escola (fotografias, plantas do prédio, recortes de jornais, móveis, livros de ponto, imagens, documentos...). Contamos também com depoentes vivos, com idades entre 80 e 90 anos”, informou.
Professora Marlene explicou como é feito este trabalho de pesquisa. “É um desafio. É um trabalho difícil e gostoso. Com os resultados obtidos estamos formando um acervo que fará parte de um Centro de Memória. O resgate de uma escola profissional que poucos conhecem”, destacou.
A professora contou aos vereadores que pretende com este material contar a origem da ETEC Trajano Camargo como escola profissional, industrial. Na oportunidade relatou alguns atos que foram feitos para homenagear esta escola (encontro de alunos, da primeira turma 1956) e visita ao túmulo Dr. Trajano e dona Maria Tereza.
Em comemoração aos 57 anos da ETEC Dr. Trajano Camargo, professora Marlene convidou os vereadores para Sessão Solene que acontecerá no auditório da Escola, no dia 17, com a apresentação do resultado da pesquisa. “Conseguimos resgatar a letra e música do Hino da Escola, que será tocado pela primeira vez, em público, nesta sessão, com apresentação do Coral Vozes do Tatuiby, na regência, Maestro Rosivaldo Mena Peres”.
Vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT), presidente da Câmara, agradeceu a dedicação e empenho da professora em fazer esta pesquisa. “Vamos pensar num livro para registrar esta história”, sugeriu o presidente da Câmara.
Vereador Professor José Farid Zaine (PDT) relatou que tem muito carinho pela ETEC Trajano Camargo, que tanto incentiva a cultura e arte em Limeira. “Tenho muito apreço, carinho e amor por esta Escola”.
Vereadora Elza Tank (PTB) disse que Limeira precisa resgatar sua história e sua memória. “Este resgate da história da ETEC Trajano Camargo é merecido. Precisamos contar esta história para esta geração, para a população”.
Vereador Mário Botion parabenizou a professora pelo trabalho. “Esta pesquisa não é só um trabalho e resgate de memória e sim de preservação da nossa história e assim nos dá um norte para vislumbrar o futuro. Mostrar esta visão desenvolvimentista do Dr. Trajano é uma novidade para muitos. É válida a sugestão para terminar esta pesquisa e futuramente apresentar um livro para deixar registrada esta história”.
A professora agradeceu as homenagens que já recebeu pela Câmara, que sempre atendeu e forneceu, possibilitando acesso ao arquivo da Casa. “A idéia é que cada escola conte a sua história, deixe registrado o seu passado histórico”, finalizou Marlene.