Os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira (dia 3), o Projeto de Decreto Legislativo nº. 6/10 de autoria do vereador Silvio Brito (PDT), que “concede o título de cidadão limeirense ao Exmo. Reverendíssimo Senhor Bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados ao município de Limeira”.
O autor da propositura justificou a homenagem citando o trabalho do bispo na Diocese de Limeira com a abertura de novas paróquias e frentes missionárias; o fortalecimento da dimensão formativa da diocese, impulsionou o trabalho com o setor da juventude na Diocese, incrementou o trabalho diaconato permanente, fortalecimento das pastorais que enfrentam dificuldade e da dimensão missionária.
Os vereadores Dr. César Cortez (PV), Carlinhos Silva, José Farid Zaine (ambos do PDT), Ronei Costa Martins (PT), Nilce Segalla (PTB) e o autor da propositura justificaram o voto.
“Dom Vilson é o representante do Papa em nossa cidade. Tem sido bem aceito em várias comunidades, tem relacionamento exemplar dentro da igreja católica, faz um trabalho dignificante. Propõs mudanças e recebeu críticas e elogios. Como católico não posso deixar de parabenizar o Bispo pela honraria concedida pelo vereador Silvio Brito e também pelos relevantes serviços prestados em Limeira”, destacou Dr. César Cortez.
Vereador Carlinhos Silva (PDT) parabenizou o autor da propositura e relembrou a ocasião da ordenação episcopal, ocorrida em Guaíra (SP), onde esteve presente. “São quase três anos de trabalho em Limeira, a frente da Diocese. É merecedor desta honraria, por tudo que já contribuiu com seu trabalho é merecedor do título de cidadão limeirense”.
“Fiquei surpreso com a vocação artística do Dom Vilson, que cantou e tocou violão em sua participação num programa de televisão. Dom Vilson não fica livre de questões polêmicas e ele vem suportando todas as críticas como mandam os preceitos da igreja. É apropriado o título por reconhecimento ao trabalho e conduta do Dom Vilson”, justificou Farid.
“Dom Vilson tem contribuído para o desenvolvimento e cuidado das pessoas que mais precisam. Ele cumpre o preceito Cristão de partilhar, cuidar dos pequeninos. Merece o reconhecimento desta Casa, é um título justo, que está concedendo um título a uma pessoa que cuida e se preocupa com o próximo, por suas ações humanitárias”, ressaltou Ronei.
Vereadora Nilce Segalla (PTB) parabenizou o autor da propositura pela homenagem.
Vereador Silvio Brito agradeceu a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo. “É uma liderança presente nas ações das 16 cidades da Diocese de Limeira. Merece este título, é uma pessoa extraordinária que trabalha em prol da população”.
A data para a sessão solene ainda não foi agendada.
Currículo
Dom Vilson Ingressou no Seminário menor em 1970, na cidade de Guaíra, SP. Fez parte dos estudos filosóficos na cidade de Ponta Grossa (PR), nos anos de 1978 e 1979, no Instituto de Filosofia e Teologia "Mater Ecclesiae", do Seminário Diocesano de Ponta Grossa, concluindo os mesmos na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga), na cidade de São Paulo (SP). Fez Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP). Fez curso na Universidade Urbaniana de Roma (Itália) na área de "Missiologia" no ano de 1990. Fez Mestrado na área de Teologia Pastoral (1998-1999) na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, pertencente à Arquidiocese de São Paulo, SP, defendo a tese sobre "Catequese com Adolescentes, desafios e compromissos".
Fez os seus primeiros votos em 2 de fevereiro de 1978 (Guaíra) e a Profissão Perpétua em 18 de fevereiro de 1982 (São Paulo). Ordenado Diácono no dia 28/08/1983 (São Paulo) e presbítero no dia 22 de abril de 1984 (Guaíra).Foi assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB em Brasília, no período de quatro anos (final de 1999 a meados de 2003).
No dia 13 de junho de 2007, foi nomeado para Bispo da Diocese de Limeira, pelo Santo Padre Bento XVI. Dom Vilson, iniciou seu ministério episcopal como Bispo Diocesano da Diocese de Limeira, no dia 15 de Setembro de 2007.
Dom Vilson exerce seu ministério episcopal nos 16 municípios que compõem a área da Diocese, dando acompanhamento nas 60 paróquias e cinco quase Paróquias desta porção de Igreja. Através das pastorais, movimentos e serviços desta referida diocese, procura ser ponto de união para os diversos trabalhos, promovendo assim a instauração do Reino de Deus.