O uso indiscriminado de medicamentos tem sido motivo de preocupação para as autoridades. Com base nisso, o vereador Carlinhos Silva (PDT) apresentou projeto de lei que “dispõe sobre a afixação de cartaz informativo em farmácias e drogarias de Limeira, contendo advertência quanto ao risco da automedicação”.
Conforme o vereador, a proposta visa informar, bem como alertar e conscientizar sobre os riscos da automedicação, através de cartaz informativo contendo o mesmo alerta que consta na bula de medicamentos.
“De acordo com dados oficiais, o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassam 10%. Os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos”, justificou Carlinhos.
Estabelecimentos que não cumprirem a determinação, estarão sujeitos na primeira ocorrência à advertência escrita; em caso de reincidência à multa de 10 UFESP`s (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo); e a cada reincidência após a aplicação da multa, à penalidade maior.
“Mesmo os medicamentos sem tarjas vermelhas ou pretas, que não precisam de receita médica para ser vendidos, podem causar efeitos indesejados se tomados sem critérios”, comentou o parlamentar.
Esta propositura do vereador Carlinhos Silva foi apresentada na sessão camarária de segunda-feira (dia 23). Posteriormente, foi encaminhada para análise das Comissões Permanente da Casa.
* Fonte: Assessoria do Gabinete do Vereador Carlinhos Silva (PDT).