Moção de Congratulações: Pelos 25 anos da romaria a pé Limeira à Aparecida
Os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade no dia 26 de Abril, a Moção de Congratulações de autoria do Vereador Paulo Hadich (PSB), em “comemoração de bodas de prata – Romaria a pé – Limeira à Aparecida”.
Em suas considerações o vereador Hadich fez uma retrospectiva do encontro que iniciou em 1986. O idealizador foi Valdevino Vieira, na época coordenador do Grupo de Jovens Unidos por um Amanhã Melhor (JUPAM), da Comunidade do Divino Espírito Santo, do Jardim São Pedro, Paróquia São José, da Diocese de Limeira.
Na Moção Hadich lembra que a primeira romaria teve a participação de sete pessoas, Valdevino, Marcos, Orlando, Valmir, Rovilson, Paulo e Josias. De acordo com os relatos dos participantes, esta primeira experiência foi marcada por dor, cansaço, sofrimento e determinação pela chegada a Aparecida.
Este ano a romaria teve a participação de 214 homens, que percorreram a pé os 342 km até o Santuário Nacional de Aparecida.
Em agosto de 2003 nasceu a Casa de Apoio aos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida- CARA que ajuda com o empréstimo de cadeiras de rodas, cama hospitalar, cadeira de banho entre outros. Nos dias de semana é oferecido em média, 100 refeições por dia a pessoas carentes e moradores de rua.
Em 2005 teve início a romaria feminina que tem a participação de pessoas de outros Estados.
Em 2007 a CARA recebeu do Município de Limeira um terreno de 4 mil m² onde será construído em quatro blocos, um refeitório (está concluída a obra), a secretaria e almoxarifado, uma capela e a Creche do Idoso.
“Muitas ações positivas aconteceram nestes 25 anos de caminhada, desenvolvendo nos romeiros o espírito de amor, compaixão e solidariedade ao próximo”, justificou Hadich.