Um problema que vem sendo detectado na maioria das cidades virou tema de Requerimento apresentado pelo vereador Carlinhos Silva (PDT): trata-se dos veículos abandonados nas ruas.
Carlinhos quer saber da Administração Municipal se existe a possibilidade de remover esses veículos automotores.
De acordo com o parlamentar, a prática de abandonar veículos nas calçadas e vias, ocupando o espaço público e dificultando a passagem de pedestres, tornou-se comum. “Muitos desses veículos representam verdadeiros riscos à saúde pública, pois, em vários casos, acabam virando depósito de lixo e de água parada, podendo atrair vetores de transmissão de doenças para a população” justificou Carlinhos.
O vereador acredita que a explicação para esse fenõmeno pode estar na facilidade de aquisição de um novo veículo, pois, diversos motoristas que tinham carros mais velhos e com pouco valor de revenda estão preferindo simplesmente largar seus automóveis antigos nas ruas a gastar dinheiro com seus consertos.
Em 16 de novembro do ano passado, Carlinhos já havia apresentado um projeto de lei pedindo a remoção desses veículos, mas, um parecer do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) apontou que o projeto feria o princípio da separação de poderes, o que significa que a matéria só poderia ser apresentada pelo Executivo.