Para maior segurança PL sugere instalação de sinalização sonora e iluminação para cadeiras de roda
A vereadora Nilce Segalla (PTB) protocolou no Expediente da Câmara Municipal de Limeira no último dia 19 o Projeto de Lei 120/10 que “dispõe sobre a fixação de sinalização sonora e de iluminação nas cadeiras de rodas utilizadas pelos portadores de necessidades especiais, para fins de transitarem nas vias públicas do Município de Limeira, e dá outras providências”.
A autora do projeto ressalta que os novos acessórios vão proporcionar mais segurança aos cadeirantes, principalmente ao transitarem pelas ruas e calçadas da cidade.
“Geralmente os cadeirantes tem dificuldade em locomover nas vias públicas, não são vistos, o que é perigoso, principalmente na área central. Estes acessórios indicados são indispensáveis para garantir ao cadeirante o direito de ir e vir, de forma segura, sendo visto”, destaca a vereadora. “Quero que a segurança da integridade física do cadeirante seja respeitada”, ressaltou Dra. Nilce.
A vereadora esclarece que a sinalização sonora não precisa ser, necessariamente uma buzina, pode ser substituída por apito ou sirene. “Não importa o acessório utilizado, a proposta é que este cidadão seja visto, tenha segurança. E o Projeto foi sugestão de uma pessoa que presenciou no Centro (próximo ao posto de gasolina da Dr. Trajano) uma cena, que não virou acidente sério, com atropelamento e morte de um cadeirante por ela ter gritado”, citou a vereadora. “Que no lugar do grito o cadeirante tenha autonomia para acionar o dispositivo sonoro ou luminoso para ser visto”, completou a vereadora.
Este projeto de lei foi encaminhado para estudos nas comissões permanentes do Legislativo.
|