A Câmara Municipal de Limeira recebeu nesse sábado (dia 24) o 1º Seminário Regional da Saúde da População Negra. O evento foi organizado pela Secretaria da Cultura, por meio do Departamento de Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica (DECADIE).
Entre os presentes estavam os palestrantes (Padre Valdinei Antonio dos Santos – Coordenador da Pastoral Afro da Diocese de Limeira; Vilma Schultz Carrasco – Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde – SUS; Vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) – Presidente da Câmara Municipal de Limeira; Eunice de Souza, Mãe Dango de Hongolo; Magali Mendes – Promotora Legal e militante do FECONEZU – Campinas; Marizes Jacinto – Professora e coordenadora do Instituto Odoya; Adalberto Mansur – Secretário da Cultura; Dalva Radeschi – Presidente do Sindicato dos Bancários), e o vereador Mário Botion (PR).
O presidente da Câmara Municipal, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT), participou do evento e falou sobre a “Participação política para gestão e participação social”. Eliseu lamentou a ausência de público e citou que em momentos importantes no Legislativo, por exemplo com a realização de Audiências Públicas para a votação do Orçamento, também percebe esta ausência. “Nós brasileiros temos por questão cultural o costume de não participar das discussões que tratam questões políticas e de interesses coletivos”, disse o vereador.
Eliseu Daniel citou que nos 10 anos que está como vereador vê o plenário da Câmara com público quando se trata de assuntos pontuais, de determinada categoria. “Mas quando se trata de assuntos coletivos, do interesse de todos nós não temos manifestação popular”, lamentou.
Na oportunidade, Eliseu Daniel tratou de questões relevantes como a realização de políticas públicas para tratar de questões como cotas, inserção, combate a violência contra a mulher.
Diretor do DECADIE, Galdino Clemente, coordenou os trabalhos que recebeu palestras de temas diversificados, por exemplo, “A fé motivadora de saúde” (Padre Valdinei Antonio dos Santos – Coordenador da Pastoral Afro da Diocese de Limeira); “Políticas públicas de saúde da população negra” (Vilma Schultz Carrasco – Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde – SUS); “Participação política para gestão e participação social” (Vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) – Presidente da Câmara Municipal de Limeira); “Religião de Matriz Africana, seu papel na saúde preventiva e seu contexto espiritual” (Eunice de Souza, Mãe Dango de Hongolo); “Violência contra a mulher: como combater essa doença com políticas públicas”, (Magali Mendes – Promotora Legal e militante do FECONEZU – Campinas); “Saúde, Educação e Cidadania”, (Marizes Jacinto – Professora e coordenadora do Instituto Odoya); “A cultura na promoção da saúde” (Adalberto Mansur – Secretário da Cultura); “Mulher trabalhadora o desafio da saúde plena” (Dalva Radeschi – Presidente do Sindicato dos Bancários); “Como diagnosticar a anemia falsiforme e as formas de tratamento”.