• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores aprovam Moção de Apelo que trata da ficha limpa

Vereadores aprovam Moção de Apelo que trata da ficha limpa

Vereadores aprovam Moção de Apelo que trata da ficha limpa

Data de publicação: 15/04/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira aprovaram durante a sessão camarária de segunda-feira (dia 12) a “Moção de Apelo” de autoria do vereador Mário Botion (PR), pelo projeto “Ficha Limpa”. Esta Moção é direcionada ao Senhor Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que recoloque para votação o Projeto de Lei Complementar 518/09, de iniciativa popular, que impede a candidatura de políticos com pendências na justiça (conhecido como Ficha.Limpa)" .
 
Em suas considerações o autor da Moção destacou que o Projeto de Lei Complementar 518/09 é uma proposta de iniciativa popular e conta com mais de 1,6 milhão de assinaturas. “Este projeto impede a candidatura de políticos com pendências na Justiça”, citou o vereador.
 
De acordo com o PLC 518/09 ficam impedidos de candidatar a cargo político os condenados da Justiça por crimes graves, como estupro e homicídio, tornando-os inelegíveis por oito anos.
 
“Queremos que o presidente da Câmara dos Deputados recoloque em votação o PLC 518/09, que é de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos com pendências na justiça”, ressaltou Botion.
 
Vereadores Mário Botion, Paulo Hadich e Ronei Martins justificaram o voto favorável a Moção. “Agradeço aos pares pela aprovação a Moção de Apelo, que é oportuna por discutir a qualidade dos nossos representantes. O Apelo é no sentido que o presidente Michel Temer a coloque de volta a votação, proporcionando um novo momento na questão eleitoral. O projeto é claro e vai melhorar a qualidade dos nossos legisladores, porque infelizmente vemos pessoas se escondendo atrás da imunidade parlamentar. A aprovação desta Moção por esta Casa é importante”, destacou Botion.
“A democracia só se aperfeiçoa através destas medidas. Quando se trata de coisa pública precisamos considerar o interesse coletivo, que deve sobrepor o individual. A eleição deve transcorrer com políticos que tenham a ficha limpa”, completou Hadich.
Vereador Ronei citou que a coleta de assinaturas foi um programa da CNBB e OAB. “Colaborei com este trabalho e coletamos 1,5 milhão de assinaturas. A pessoa tem de ser digna de representar a população, sem débito, sem dívida com a justiça”, disse
Ronei.
“Que este projeto se torne lei o mais rápido possível, para extinguir os maus políticos. Que esta Lei se realize”, finalizou a vereadora Elza Tank (PTB).
Cópia desta Moção aprovada pelos vereadores de Limeira será encaminhada para o presidente da OAB Limeira (Dr. Oseas Paula Queiroz), para o Bispo Diocesano (Dom Vilson Dias de Oliveira), ao presidente da OAB (Dr. Ophir Cavalcante), o Secretário Geral da CNBB (Dom Dimas Lara Barbosa).