6 de Janeiro:

6 de Janeiro:

Data de publicação: 07/04/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A Câmara Municipal de Limeira aprovou durante a Sessão Camarária desta segunda-feira (dia 5), o projeto de Lei de autoria do vereador Ronei Costa Martins (PT) que “inclui a Folia de Reis no calendário oficial de eventos do município”.
 
O projeto prevê a comemoração anual, entre os dias 6 e 20 de janeiro.
 
Em sua justificativa Ronei destacou a tradicional festa popular que retrata e refaz simbolicamente o mesmo caminho percorrido pelos magos, citados no capítulo 2 do Evangelho de Mateus, que visitaram o menino Jesus nascido na cidade de Belém da Judéia.
 
Ronei lembrou que a tradição veio para o Brasil com a colonização portuguesa, sendo que aqui no Brasil assumiu uma identidade própria, com caráter religioso e folclórico, que se dá através das danças que animam as pessoas durante as apresentações da “Folia de Reis”.
 
Na oportunidade Ronei citou a Companhia de Reis São Lucas, que nasceu no ano de 2004, com o objetivo de resgatar e cultivar a tradição do reizado no nosso município, a partir do esforço e interesse de várias famílias que participam da Comunidade São Lucas no Jardim Anavec. “A Companhia é hoje referência estadual e, faz parte das quase 400 Companhias de Reis cadastradas no Estado de São Paulo”, citou o vereador.
 
Os vereadores Raul Nilsen Filho (PMDB), José Farid Zaine (PDT), Antõnio Braz do Nascimento – Piuí (PR), parabenizaram o autor da propositura a iniciativa de colocar no Calendário Oficial do Município importante manifestação cultural.
“Vivemos em um país laico, respeitamos as diversas religiões. Parabenizo esta iniciativa. A “Folia de Reis” não é só um manifestação religiosa, faz parte da cultura brasileira, precisa ser mantida e preservada”, disse Dr. Raul.
“Parabéns também ao grupo que desenvolve e alimenta a divulgação e apresentação da Folia de Reis em Limeira”, completou Farid.
“Esta é uma manifestação de cunho cultural e folclórico, com raízes culturais nordestinas, tem muitas cores, ritmo, rabeca, viola caipira, bandolins. É uma manifestação cultural digna de apreciação. Com esta Lei o município poderá oferecer uma estrutura mínima para a continuidade desta festa proporcionando a todos os cidadãos limeirenses o acesso a esta apresentação”, completou Ronei.
 
O projeto segue para sanção do Prefeito Silvio Félix (PDT) e passa a vigorar a partir da publicação no Jornal Oficial do Município de Limeira.