• Inicio
  • Notícias
  • Tribuna Livre: Nilton Piccin fala sobre o Projeto Conservador de Águas

Tribuna Livre: Nilton Piccin fala sobre o Projeto Conservador de Águas

Tribuna Livre: Nilton Piccin fala sobre o Projeto Conservador de Águas

Data de publicação: 23/03/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


A convite do vereador Mário Botion (PR), o senhor Nilton Piccin, presidente do Sindicato Rural, Patronal de Limeira fez uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Limeira no dia 15 de março. O assunto em pauta foi o Projeto Conservador de águas.
Piccin fez algumas considerações e definiu o projeto Produtor de águas seria um conservador, protetor de água. “É um projeto excelente, mas tem um ponto que deixa o produtor responsável pelo custo do projeto, que não é baixo. Fica em média no valor de R$ 5 mil, dependendo da propriedade, o que é caro”, esclareceu Piccin.
A sugestão deixada por Piccin aos vereadores é que a prefeitura fique responsável pela apresentação deste projeto. “Há o risco deste projeto não ser executado por falta de competência ou por falta de verba, caso fique na responsabilidade do produtor”, ressaltou Piccin. “Existe a possibilidade da PCJ assessorar na elaboração do projeto que visa a preservação do meio ambiente,” completou Piccin.
“A água é um bem necessário e é preciso preservar este bem e o produtor sozinho não tem a obrigação de proteger esta água, a responsabilidade é de todos. É viável e necessário a preservação e a conscientização de todos para esta responsabilidade”, ponderou Piccin.
Os vereadores Miguel Lombardi (PR), Mário Botion (PR), Raul Nilsen Filho (PSDB) e Paulo Hadich (PSB) parabenizaram e agradeceram Piccin pela troca de informação. “É importante esta troca de informação, esse conjunto de ações, com esclarecimentos sobre as dificuldades dos produtores, a realidade do pequeno produtor, assim podemos adequar o projeto”, disse Lombardi.
Mário Botion fez um resumo dos atos do Legislativo no ano de 2009 sobre o Projeto Conservador de Águas, inclusive com a realização de Audiência Pública, que teve a presença e participação dos produtores de Limeira. “Estamos no aguardo para receber as sugestões e alterações no projeto e Limeira será a primeira cidade no Estado a ter este projeto que tem a participação do produtor na preservação e conservação da água, com incentivos financeiros e técnicos para a aplicação deste projeto”, ressaltou Botion.
“O produtor é o fiel depositário dos recursos do meio ambiente e acredito que o prefeito acate algumas sugestões para a elaboração deste projeto”, completou Botion.