Homenagem: Centro de Saúde da Criança

Homenagem: Centro de Saúde da Criança

Data de publicação: 16/03/2010 00:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade, durante a sessão camarária dessa segunda-feira (dia 15), o projeto de lei de autoria do vereador Carlinhos Silva (PDT), que “perpetua o nome da doutora Zilda Arns Neumann ao Centro de Saúde da Criança de Limeira”.
 
Este projeto de lei foi protocolado no Expediente da Câmara em 26 de janeiro deste ano.
 
Em sua justificativa o vereador Carlinhos Silva destacou a biografia da médica pediatra que dedicou sua vida a profissão e ao trabalho que desenvolveu junto a coordenação da Pastoral da Criança, movimento que foi coordenado diretamente pela médica desde sua fundação em 1983.
 
Nos 27 anos a frente da Pastoral da Criança Dra. Zilda desenvolveu a metodologia comunitária da multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e pães. “Dra. Zilda mostrou a sociedade que a educação de mães é a melhor forma de combater doenças preveníeis e a marginalidade das crianças”, destacou Carlinhos Silva.
 
“Por seu exemplo de vida, entendo ser justa a homenagem a doutora Zilda Arns Neumann e reputo ser um orgulho para toda sua família e amigos, eternizá-la com a designação de seu nome, no Centro de Saúde da Criança, localizado à Rua Boa Morte, 288, Centro, no Município de Limeira, onde estaremos reconhecendo a médica pediatra e sanitarista, a mãe, a irmã, a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, da Pastoral da Pessoa Idosa, a mulher que lutou em prol dos menos favorecidos, deixando sua marca registrada para todos”, justificou Carlinhos Silva.
 
 
Biografia
Zilda Arns Neumann (nasceu em Forquilhinha - SC em 25 de agosto de 1934. Faleceu em Porto Príncipe - Haiti aos 12 de janeiro de 2010). Foi médica pediatra e sanitarista.Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação.Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe. (* Fonte: Wikipédia)