Durante a reunião da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, Agricultura e Ecologia, os vereadores Mário Botion – Presidente (PR), Carlinhos Silva (PDT) e Almir Pedro dos Santos (PSDB) ouviram as reivindicações de representantes da Coopereli, da Associação dos Bairros do Jardim Aeroporto, da Cáritas e ONG Adesão, sobre a coleta do lixo reciclável em Limeira.
Presidente da Coopereli, Eva Souza fez um relato do trabalho desenvolvido pela cooperativa, desde sua fundação em 2002 até os dias atuais. Eva informou que atualmente a cooperativa atua com oito colaboradores e tem capacidade para ter mais pessoas envolvidas, desde que a estrutura da atual cooperativa seja melhorada. “Precisamos colocar para funcionar a esteira, aumentar a área coberta, investir. Nós fazemos a separação dos materiais mas o lixo que sobra fica parado por muito tempo na cooperativa, trazendo transtornos para os moradores. Temos lixo acumulado do ano passado parado lá ainda – são madeiras, colchões, móveis, acrílico”, contou Eva.
Na oportunidade a cooperada informou os presentes do Decreto Federal 5940 que trata da destinação de material reciclável de órgãos públicos federais. “Em Limeira apenas a Receita Federal destina o seu lixo reciclável (material descartável) e temos aqui na cidade outros órgãos federais (INSS, Correios, Justiça Federal do Trabalho) que podem colaborar assim como pode ser feito um projeto de lei para que o município também destine este material para a cooperativa“, sugeriu. “Com medidas assim vamos potencializar a cooperativa”, destacou Eva.
ODÉCIO DEGAN
A representante da Associação dos Moradores do Jardim Aeroporto, Claudinéia do Amaral informou aos presentes que os responsáveis pela Associação dos Moradores do Ernesto Kühl e Odécio Degan também foram convidados a participar da reunião mas por motivo de compromissos já assumidos não estavam presentes.
Claudinéia citou para os vereadores a situação de risco do Odécio Degan, onde no ano passado foi registrada a morte de um adolescente por leptospirose. “Tenho informações da Zoonoses que no Odécio Degan são 120 famílias que acumulam material reciclável no quintal de suas casas. No bairro é grande a proliferação de animais peçonhentos, ratos. A sugestão para a região é que seja melhorada a expectativa de trabalho dos Ecocoletores, que seja criada uma Cooperativa para atender o bairro, com um local adequado para armazenar o material”, sugeriu.
“É preciso mudar a visão de trabalho dos catadores do Odécio Degan, é preciso trabalhar a expectativa deste trabalhador, apresentar resultados e os benefícios em ser um cooperado”, ressaltou o representante da Cáritas da Diocese de Limeira, José Aparecido Vidotti
“O ideal é que a Coopereli seja um exemplo e que atraia a atenção deste trabalhador e para isso será necessário reestruturar a cooperativa”, sugeriu Carlinhos Silva.
Eva informou aos presentes que a Coopereli pode receber estes trabalhadores desde que seja melhorada a estrutura da cooperativa. “Tudo que queremos é apoio da Comissão para trabalhar e levar uma melhor perspectiva, melhor qualidade de vida para estes trabalhadores”, completou Eva,
Para a próxima reunião da Comissão Permanente, no dia 11 (quinta-feira) às 10h30, Botion informou que serão convidados também representantes da Empresa Fácil, Ceprosom, Zoonoses e Secretaria de Desenvolvimento do Município. “Para tratar deste tema, ver o que poderá ser feito, como atender as necessidades da cooperativa e também dos trabalhadores do Odécio Degan será preciso ouvir todas as partes e a partir daí fazer um estudo mais abrangente porque este assunto não pode esperar, trata-se de saúde pública”, alertou Botion. “A partir deste estudo vamos encaminhar o tema para soluções com políticas públicas. O município deve fomentar esta cooperativa que depois de estruturada vai se autogerir”, completou o vereador.
Entre os presentes estavam: Florisvaldo Moura (Assessor do Vereador Ronei Martins – PT), Sérgio Donizete (Colaborador Coopereli), José Aparecido Vidotti (Cáritas), Juliana Balancini e Silvana Ananias (ONG Adesão), Maria Oliveira (Coopereli).