Conheça a história da Câmara Municipal de Limeira desde sua fundação até os dias atuais
Fundada oficialmente em 1844, a Câmara Municipal surgiu após o ato de elevação de freguesia à vila de Limeira, onde organizou-se rapidamente a eleição dos primeiros vereadores, cuja posse foi realizada em 22 de julho do mesmo ano, acontecimento solene que reuniu não somente a população local, mas também a de bairros próximos e da região.
Nesse período ainda não havia uma sede própria para a Câmara Municipal. Desde a fundação, os vereadores se reuniam em casas destinadas para as sessões, muitas vezes alugadas ou emprestadas para este fim, elemento quase que corrente nas realidades das Casas Legislativas brasileiras.
A segunda legislatura tomou posse em 7 de janeiro de 1845, e neste mesmo ano, foi encaminhada uma proposta à Assembleia Legislativa Estadual contendo normativas para o bom desenvolvimento da Vila, dispondo dessa forma como o primeiro Código de Posturas de Limeira. A Câmara Municipal passou a ocupar sua primeira sede oficial em 1859, construída a partir de recursos solicitados junto ao governo estadual e de particulares. Nesse período, a Câmara dividia o prédio com o Fórum e a cadeia locais.
Em 1911, se instalou em novo prédio, ao que tudo indica motivada pelo surgimento da figura do Prefeito, que impôs a necessidade de um espaço adequado para o funcionamento dos dois Poderes. O prédio escolhido foi uma antiga residência construída no final do século XIX.
Em 1958, a Câmara Municipal passou a ocupar nova sede, no andar superior de um prédio alugado na Praça Toledo Barros, na esquina das ruas Dr. Trajano com Senador Vergueiro.
A partir de 1969, mudou-se para novo prédio, construído no final do século XIX. Neste imóvel funcionou o primeiro Grupo Escolar da cidade. Foi neste prédio que os vereadores adotaram Palácio Tatuibi como nome da sede da Câmara Municipal de Limeira, em referência clara ao ribeirão às margens do qual a cidade se formou. O ato de nomeação foi oficializado através da Lei 1.202/70
Após a Constituição Federal estabelecer que os municípios deveriam ser regidos por uma Lei Orgânica, a Câmara Municipal de Limeira se converteu em Assembleia Municipal Constituinte e promulgou a Lei Orgânica do Município de Limeira, vigente até os dias atuais. Esta lei normatiza os Poderes Executivo e Legislativo Municipais, atribuindo competências e organizando as atividades administrativas da cidade.
Em 1997, a Câmara Municipal de Limeira passou a ocupar nova sede, no andar térreo de um prédio alugado na Praça Dr. Luciano Esteves, 227.
A atual sede da Câmara foi entregue à população em dezembro de 2002, iniciando-se os trabalhos no local de maneira efetiva a partir de janeiro de 2003.
A Câmara Municipal faz parte dos momentos importantes do desenvolvimento de nossa cidade. Seja no processo de criação de leis, nas atividades de representação popular ou nos debates sobre temas de interesse público, o Legislativo está presente na vida democrática de Limeira há 180 anos.